EN FR PT ES

São Filipe

 

Dados Geográficos

O Município de São Filipe localiza-se na ilha do Fogo, em Cabo Verde, a 60 milhas marítimas da Cidade da Praia (cerca de 30 minutos de voo). Possui uma área de 391 Km2 e tem uma população de cerca de 27 mil habitantes.

A cidade de São Filipe constitui o aglomerado populacional mais antigo de Cabo Verde depois da ruína da Ribeira Grande, actual Cidade Velha, na ilha de Santiago. A sua fundação e povoamento ocorreram um quarto de século após o descobrimento de Cabo Verde pelos Portugueses, em 1460/62. Foi elevada à categoria de cidade em 12 de Junho de 1922.

Locais de Interesse

  • Vulcão com mais de 2829 metros de altitude,
  • Paisagem Lunar de Chã das Caldeiras,
  • Praia de areia preta,
  • Igreja matriz de S. Filipe e S. Lourenço e a Capela da Nossa Senhora do Socorro,
  • Cemitérios do branco/rico e preto/pobre,
  • Miradouros e paisagens naturais como a Ribeira Filipe, Estância Roque, ilhéu de Contenda, grutas de cabeça do Monte e de Achada Furna, a paisagem de volta-volta que liga o Conselho de S. Filipe ao dos Mosteiros.

Relações de Cooperação

A Alemanha, um dos mais importantes parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, depois da independência nacional em 1975, tem tido uma presença visível no Município de São Filipe. Existe ainda a colaboração de mais de duas dezenas de municípios portugueses, entre outros países europeus.

Ourém é geminado com São Filipe desde 30/04/1999.

 

Junho 1994 – Realização, por parte da CMO, de Campanha de Solidariedade para reduzir as dificuldades da população do concelho de São Filipe.

Agosto 1995 – Atribuição bolsa de estudo a dois jovens para frequência da EPO;

Abril 1999 – Envio de material diverso (postes de telefone, caixas de livros, caixas com contadores eléctricos, brinquedos e roupas;

Julho 2000 – Envio de material de construção;

Outubro 2000 – Atribuição subsídio no valor de 1 milhão de escudos à AMI, para apoio à população de São Filipe;

Dezembro 2000 – Envio de material diverso para o grupo “PEDAC” da Escola Eugénio Tavares;

Dezembro 2001 – Envio de material diverso;

Maio 2002 – Participação de jovem cantor no Festival de Música Inter-Escolas;

Novembro 2003 – Apoio na frequência de uma jovem de São Filipe na EPO;

Fevereiro 2004 – Projecto de intercâmbio escolar desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas do Olival (envio de material diverso);

2004 – Deslocação de comitiva de S. Filipe a Ourém, no âmbito da educação (em colaboração com o Agrupamento de Escolas do Olival;

Julho 2004 – Realização de Noite de Fados a favor da AMI (para apoio à população de S. Filipe);

2006 – Apoio monetário de 2.500 Euros em colaboração com a ANMP, para investimento no projecto de levantamento aero-fotogramétrico de Cabo Verde – 2ª fase Cartografia Digital.

Partilhar:
Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados