EN FR PT ES

Czestochowa

Czestochowa

Relações Internacionais

O acordo de geminação com a cidade de Czestochowa foi assinado em 13/05/1997, em Fátima, pelo então Presidente da Câmara – David Pereira Catarino –, pela Presidente da Câmara de Czestochowa – Halina Rozpondek – e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Fátima – Vítor Frazão.

História

A cidade de Czestochowa é uma cidade polaca, situada no sul do país, nas margens do rio Varta, fundada no século XI.

É conhecida pelo mosteiro Jasna Góra, mosteiro esse que alberga o famoso quadro da Virgem Negra. Este local de culto Mariano é visitado por milhares de peregrinos anualmente.

Em 1382 o mosteiro paulista de Jasna Gora foi fundado por Wladyslaw Opolczyk. Dois anos depois o mosteiro recebeu o famoso ícone da Virgem Negra tendo-se tornado nos anos seguintes um centro de peregrinação, o que contribuiu para o desenvolvimento da cidade adjacente.

No século XVII o mosteiro foi transformado em fortaleza, tendo funcionado como um dos pólos da resistência polaca na luta contra os exércitos suecos, em 1655.

Durante a I Guerra Mundial a cidade foi ocupada pelos alemães e em 1918 fez parte da recém-renascida República da Polónia. Este novo estado passou a adquirir grandes quantidades de ferro na Silésia, o que fez com que as minas em Czestochowa fechassem. Este procedimento fez com que o período de prosperidade acabasse. Durante esse período o bispado foi recolocado na cidade.

Após a guerra de 1939 a cidade foi ocupada pela Alemanha nazi que renomeou a cidade (Tschenstochau) e incluiu-a no governo geral. Os nazis foram para Czestochowa a 3 de Setembro de 1939, dois dias após a invasão da Polónia. No dia seguinte, que ficou conhecido pela „Segunda-feira Sangrenta“, foram assassinados pelos alemães cerca de 150 judeus. Em Abril de 1941 foi criado o gueto para judeus. Durante a II Guerra Mundial foram assassinados cerca de 45 000 judeus de Czestochowa, o equivalente à quase totalidade da comunidade que vivia na cidade. Antes da guerra, Czestochowa era considerada um grande centro judeu na Polónia.

A cidade foi libertada pelo Exército Vermelho em 16 de Janeiro de 1945.

Após uma série de visitas por parte do Papa João Paulo II, também ele polaco, recentemente recebeu a visita do Papa Bento XVI.

 

DADOS RELEVANTES

País – Polónia
Estado – Voivodia Silésia
Distrito – Czestochowa

 

Estatíticas

Área – 160 Km2
Densidade Populacional – 1534 hab./Km2
População – 245 030 (dados de 2005)

 

Monumentos

Santuário Jasna Gora
Igreja São Sigismundo
Catedral Sagrada Família
Cemitério Judaico

 

Mapa do Site CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados