EN FR PT ES

Espite

INFORMAÇÕES GERAIS
Área Total: 19.7 km 
Nº de Lugares: 21
População Residente Total: 1.104
Nº de Edifícios clássicos: 1.060
Ocupação Humana: 9% 
Ocupação Florestal: 50% 
Ocupação Agrícola: 26%
FONTE: INE (2011) e Município de Ourém

Junta de Freguesia de Espite
R Professor Mário Albuquerque , Espite
2435-152 ESPITE
Tel.: 244 739 494
Fax: 244 739 680
Presidente da Junta: Dulce Raquel Lourenço Mateus
Email: jfespite@gmail.com
ASSOCIAÇÕES
Clube Desportivo de Espite

 

Associação de cariz cultural e recreativo

Morada: Rua Prof. Mário Albuquerque, 2435 – 152 Espite

Data de fundação: 19 de setembro de 1981 com Publicação no DR n.º 293, série n.º III em 22 de setembro de 1981

Total de Sócios: 220;

Instalações: cedidas

Modalidades: Marchas populares

Email: clube.d.espite@gmail.com

 

Espite Aventura - Associação do Conhecimento de Espite

 

Presidente: Ricardo Diamantino (913 920 007)

Email: espiteaventura@gmail.com

 

EQUIPAMENTOS SOCIAIS
Centro Social Paroquial S. João Baptista

 

Rua da Escola, 139
2435-152 Espite
Tel.: 244 739 400
Fax: 244 739 400
email: lar.3idade.espite@sapo.pt

Respostas Sociais: Centro de Dia, Centro de Convívio, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Actividades de Tempos Livres, Lar de idosos, Serviço de Apoio à Família

 

CARATERÍSTICAS DA FREGUESIA

Santo Patrono: São João Batista
Festas e Romarias: Festa do Santo Sacramento (Meio de Junho), Festa de São Tiago (2º Fim-de-semana de Agosto), Festa do Sagrado Coração de Jesus (2º Fim-de-semana de Agosto), Festa de Nossa Senhora do Rosário/ Sagrado Coração de Jesus (2º Fim-de-semana Agosto), Festa de São Pedro (1º Fim-de-semana Agosto)
Locais de Interesse Turístico: Capela de São Paulo (Séc. XVII), Igreja Paroquial, Arrochela (Paisagens com vinhas e estação arqueológica – Vila Romana), Ermida de S. Tiago.

HISTÓRIA

De origem latino-visigótica, o topónimo Espite já aparece documentado no séc. XII e a paróquia em 1211.

Freguesia desde 1855, após a desagregação do concelho de Pombal, Espite exibe um percurso histórico preenchido e um misto de lendas e topónimos que aguçam a curiosidade.

A ocupação local remonta pelo menos ao Calcolítico. Mas a etapa mais emblemática é a romana com a vila de Arrochela face à magnitude dos materiais (alicerces, cerâmicas, pesos de tear, restos de forjas, colunas…). À extinção da povoação associa-se a lenda de que por castigo da antropofagia ali praticada, a vila afundara-se de um sopro na terra. Sobre o local de Vale da Diana conta-se que ali fora erigido um templo à deusa Diana. O lugar de Freiria, esse, segundo a tradição oral, integrou um hospital para acolher passantes e tratar doentes, e um convento.

A herança material é convidativa: prova-o a estatuária com a imagem de S. Paulo (séc. XVI), resguardada na respectiva ermida fundada no séc. XVII, ou ainda a insigne imagem de S. Tiago (séc. XVI), que terá sido encontrada por um lavrador quando arava a terra, supondo-se pois a existência de uma antiga capela em sua honra. Mais se refere que os Templários deixaram marcas da sua passagem por Espite com a fundação da Igreja de S. João Baptista, hoje patrono da freguesia.

Os declives e a natureza argilosa dos solos promovem o cultivo da vinha, geralmente da qualidade Fernão Pires, sendo o vinho produzido muito aromático. Recomenda-se inclusive, a visita a uma das maiores vinhas do concelho, que se estende ao longo das encostas da Arrochela.

Espite é hoje uma freguesia marcada pela emigração e menos extensa que outrora (dela nasceram as freguesias de Caranguejeira, Cercal e Matas), mas não é destituída de vida própria, pelo que reúne postos de trabalho, bem como equipamentos sociais e desportivos dinamizadores da população.

HERÁLDICA

Brasão – escudo de prata, um círculo de vermelho com um «Agnus Dei» de prata; em chefe, dois cachos de uvas de púrpura folhados de verde e, em contrachefe, um contrachefe de verde encimado por uma arruela de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: «ESPITE – OURÉM».
Bandeira – de verde. Cordão, e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
Selo – Nos termos da lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Espite – Ourém”.

LOCALIZAÇÃO

 

Mapa do Site CMOurém © 2018 - Todos os direitos reservados