EN FR PT ES

Altötting

Relações Internacionais

O acordo de geminação com a cidade de Altötting foi assinado em 05/06/2009, em Fátima (Centro Paulo VI), pelo o então Presidente da Câmara –Vítor Frazão –, pelo Presidente da Câmara de Altötting – Herbert Hofhauer – e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Fátima.

História

Altötting é uma pequena cidade da Baviera, capital de distrito.

Esta cidade é famosa pela existência da Capela da Imagem Miraculosa (Gnadenkapelle), um dos Santuários mais visitados em toda a Alemanha. Esta pequena capela octogonal alberga uma imagem muito venerada da Virgem Maria. De acordo com a lenda, em 1489, um rapaz de 3 anos afogou-se no rio local. A sua mãe, devastada pelo desgosto, terá colocado o seu corpo defronte da estátua de madeira da Virgem, que se encontrava num altar, tendo o menino despertado. As notícias sobre o milagre espalharam-se rapidamente e a capela foi de imediato alargada com a construção de uma nave e uma passadeira coberta.

De acordo com a tradição bávara, o coração do seu rei deve ser colocado numa urna e guardado nesta capela. O coração do Rei Ludovico II da Baviera, o construtor do castelo Neuschwanstein, encontra-se nesta capela, junto do dos seus avós e pai.

Durante o período Carlovingian existiu um palácio real em Altötting. O rei Carloman mandou construir um mosteiro beneditino em 876, cujo primeiro abade foi Werinolf, e também uma basílica em homenagem ao apóstolo São Filipe. Em 907, o rei Luís ofereceu a abadia, in commendam, ao Bispo de Passau (903-915). Em 910 os húngaros saquearam e incendiaram a igreja e abadia.

Em 1228 o Duque Luís I da Baviera reconstruiu ambas e pôs como responsáveis 12 Agostinianos e um Reitor. Os Agostinianos permaneceram até à secularização dos mosteiros bávaros, em 1803.

Outros pontos arquitectónicos existentes na cidade considerados de grande interesse são as torres gémeas Stiftskirche, uma igreja gótica erigida no início do século XVI de modo a poder corresponder à afluência crescente de peregrinos, e a enorme basílica neo-barroca, construída no início do século XX.

DADOS RELEVANTES

País – Alemanha
Estado – Baviera
Região Administrativa – Alta Baviera
Distrito – Altötting
Presidente – Herbert Hofauer

Estatísticas

Área – 23.43 Km2
Altitude – 403 m
Densidade Populacional – 543,80 hab./Km2
População – 12.714 (dados de 2007)

Monumentos

Cofre do Tesouro da Capela Sagrada

Desde o despertar das peregrinações, em 1489, têm vindo a ser doados muitas peças valiosas. Ao visitar o cofre do tesouro ficará surpreendido com a valiosa e interessante colecção de peças litúrgicas, joalharia e recordações. O tesouro alberga, desde 1510, ofertas valiosas doadas por pessoas ricas. Apesar disso muitos dos valiosos tesouros foram recolhidos pelo governo. Para além das peças de joalharia, relicários, cálices e custódias preciosos e uma colecção valiosa de rosários, os visitantes podem também encontrar alguns itens artísticos valiosos. Entre estes destaca-se em primeiro lugar a “Füll Cross”, uma peça que pertencia à família Füll, de Munique e que é composta por um precioso corpo de marfim trabalhado e por uma pintura num fundo lápis-lazúli onde é retratado o Ciclo da Paixão.

A peça mais extraordinária existente no cofre do tesouro é o “Golden Rössi”, um altar de 62 cm de altura, revestido a ouro e prata dourada e com figuras douradas revestidas a esmalte branco e com cores diferentes. Esta peça foi criada em 1404 em Paris onde, naquela época, esta arte atingia o seu auge.

Presépio mecânico

O Presépio mecânico, situado junto da praça da capela, é um excelente ponto de atracção para adultos e crianças. Numa área de cerca de 25 m2 encontram-se representadas 130 figuras de madeira, que se movem electronicamente e que foram feitas entre 1926 e 1928, baseadas no nascimento de Cristo e em cenas de Belém.

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados