EN FR PT ES

Monapo

 

Dados Geográficos

O Município de Monapo localiza-se no Distrito com o mesmo nome, a Este da Província de Nampula. Possui uma área de 225 Km2 e é limitado a Norte pela região de Naquite, onde inicia a reserva florestal Maziotela; a Sul pelo rio Ampuesse; a Este pelo rio Namirucuruco (fronteira com o Distrito de Mossuril e a Oeste pela região de Evate-Carapira. Dista 127 Km da cidade de Nampula (Capital da Província), 65 Km da cidade portuária de Nacala e 50 Km da ilha de Moçambique.

Constituição Município

O município de Monapo é constituído por três órgãos:

  • Assembleia Municipal;
  • Presidência do Conselho Municipal;
  • Conselho Municipal.

 

Este município é geminado com Ourém desde 06/06/2001, tendo, no seguimento dessa geminação, firmado um acordo de cooperação (elaboração de um furo de água) em 30/01/2003. Este acordo surgiu devido às más condições de captação existentes (devido aos poucos recursos financeiros existentes a água era captada à superfície, o que originava uma água de má qualidade). Deste modo, de 2003 a 2006, foi enviado apoio monetário, no valor de 38.875,00 Euros, para a realização de dois furos de captação de água para abastecimento da população local.

Entre 17 e 21 de Junho de 2007, Ourém recebeu uma comitiva de Monapo, constituída pelo Sr. Presidente do Conselho Municipal, esposa e um técnico do Município. Para além de visitas ao concelho e reuniões diversas, a comitiva visitou algumas empresas com sede no concelho quer para conhecer a nossa realidade, quer para dar a conhecer Monapo e todo o seu potencial.

De 5 a 9 de Dezembro de 2009, o nosso município recebeu o Presidente do Município – Sr. João Luis – que visitou, entre outras coisas, o concelho, bem como um grupo de empresas nele instaladas.

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados