EN FR PT ES

Abril voltou a florescer em Ourém

25 Abril, 2024

Ourém saiu à rua para celebrar de forma emotiva e festiva os 50 anos do 25 de Abril, um dos marcos históricos de Portugal.
As celebrações oficiais do Município de Ourém tiveram início na noite de 24 de abril, reunindo muitos oureenses no coração da cidade, em frente ao emblemático antigo Edifício dos Paços do Concelho.
A programação arrancou com um concerto da Sociedade Filarmónica Ouriense e o grupo “Gente Nossa”, que se uniram numa interpretação conjunta de várias músicas emblemáticas do Dia da Liberdade, recordando os icónicos músicos de intervenção, vozes destemidas que desafiaram a opressão da ditadura e que se ergueram em prol da liberdade.
Seguiu-se um momento inédito no concelho, com uma projeção de “vídeo mapping” na fachada do antigo Edifício dos Paços do Concelho acompanhada pela música da Sociedade Filarmónica Ouriense. O icónico edifício serviu como tela para a exibição de poderosas e marcantes imagens que retrataram a Revolução dos Cravos, num espetáculo digno da efeméride.

Após as apresentações artísticas, o relógio marcava a meia-noite, momento em que a tradicional Grândola Vila Morena de José Afonso ecoou pelas ruas, seguida pelas palavras do Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, que destacou a importância de transmitir aos mais jovens as conquistas da Revolução dos Cravos.
O Presidente enfatizou as conquistas alcançadas nas últimas cinco décadas, salientando ainda a necessidade de participação ativa na vida comunitária e cívica para o benefício de todos.
Após o discurso, as celebrações do dia culminaram com a entoação do Hino Nacional, num momento de grande simbolismo e união. Foi de mãos dadas que os eleitos locais Luís Miguel Albuquerque, ao lado dos Vereadores da Câmara Municipal, do Presidente da Assembleia Municipal, dos Presidentes de Junta de Freguesia e dos membros da Assembleia Municipal presentes entoaram em conjunto “A Portuguesa” reforçando os valores democráticos conquistados com a Revolução dos Cravos.
As comemorações oficiais terão continuidade na manhã de 25 de Abril, com a Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém a dar a alvorada às 9h15, seguida pelo Hastear das Bandeiras em frente ao Edifício-sede do Município de Ourém. Seguir-se-ão as intervenções oficiais dos vários grupos políticos que compõem a Assembleia Municipal, seguidas pelo simbólico momento “50 cravos de Ourém”.

Durante a tarde, a ação irá deslocar-se para o Jardim Le Plessis-Trévise, onde será apresentado o espetáculo desportivo “Jardim da Liberdade”.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados