Na cerimónia solene do cinquentenário da revolução de 25 de abril de 1974, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque apresentou uma comunicação que transcrevemos aqui na íntegra:
“Estimados oureenses,
É com grande honra e emoção que me dirijo a todos vós nesta cerimónia tão especial de celebração dos 50 anos do 25 de abril. Estamos perante um acontecimento verdadeiramente histórico para Portugal e para o sistema democrático que é também o legado da Revolução.
Este cinquentenário representa um testemunho poderoso do poder da liberdade e da luta pela justiça e igualdade. Há precisamente 50 anos, o povo português uniu-se numa revolução pacífica que derrubou um regime opressivo e abriu as portas para a liberdade, democracia e direitos humanos. Foi um momento de coragem, de esperança e de união, que nunca deverá ser esquecido nem subestimado.
Neste dia tão simbólico, recordamos todos aqueles que lutaram e sacrificaram as suas vidas pela liberdade e pela justiça. Recordamos também as conquistas que alcançámos ao longo destas cinco décadas, mas não podemos esquecer que ainda há muito a fazer para garantir que esses ideais possam continuar a ser uma realidade, sobretudo para as gerações vindouras.
Neste caminho rumo a uma sociedade mais justa e igualitária, é fundamental que cada um de nós assuma a responsabilidade de manter viva e intensa a chama democrática. É fundamental que saibamos sempre valorizar e proteger os princípios que nortearam a Revolução dos Cravos. E é também crucial que tenhamos a coragem de enfrentar os desafios que ainda temos pela frente.
E é nesse sentido que, em Ourém, tudo temos feito para respeitar o 25 de Abril, procurando de diversas formas, incutir os valores, do respeito, da solidariedade, da justiça, da liberdade, e da cidadania, na nossa ação política, mas também, junto dos mais jovens.
As iniciativas da AMO, com a, “AJO”, que tem sido reconhecido, a nível nacional, como um bom exemplo de cidadania ativa, bem como a do executivo municipal, denominada “ Integra-te – Jovem Autarca”, onde os mais jovens são convidados a estar um dias com o executivo municipal, são um bom exemplo do trabalho que se pode realizar com os mais novos, de forma a que os mesmos possam melhor entender a função dos autarcas, no seu dia a dia.
Também na nossa ação política, temos procurado respeitar os valores de Abril, procurando não deixar ninguém para trás, ouvindo as opiniões de todos, mesmo que tenham pensamentos políticos divergentes dos nossos, e que são sempre importantes e necessários, para que a tomada de decisões seja o mais consensual e assertiva possível.
Foi este o legado, que Abril nos trouxe, e que temos procurado seguir!
50 anos depois, mesmo com todas as conquistas de Abril, é nossa obrigação continuar a proteger e defender a liberdade de expressão e de ação, mantendo a responsabilidade e o respeito pelo próximo, nunca aceitando que opiniões divergentes possam significar ofensas gratuitas e de índole pessoal, a quem procura dar o melhor de si para a comunidade.
Liberdade, também é responsabilidade.
Que os 50 anos do 25 de Abril e esta celebração do Dia da Liberdade nos inspire a trabalhar juntos, com respeito, solidariedade e fraternidade, rumo a um futuro mais justo e igualitário para todos nós. Que a força e a determinação dos que lutaram contra a Ditadura, nos guie no presente e molde o nosso futuro.
Viva o 25 de abril!
Viva a liberdade!
Viva a democracia!”