EN FR PT ES

Centro Local para a Promoção do Sucesso Educativo

 

Enquadramento

O projeto, financiado pelo Fundo Social Europeu, enquadra-se na Medida 2 – Medidas de Intervenção Precoce, Redução do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação (PEDIME) do Médio Tejo. O PEDIME é uma parceria entre Comunidade Intermunicipal Médio Tejo (CIMT), Agrupamentos de Escolas e o nosso Município.

A equipa do Cento Local para a Promoção do Sucesso Educativo (CLPSE) é composta três psicólogas, uma terapeuta da fala e uma nutricionista. O espaço  de desenvolvimento de trabalho da equipa situa-se no Centro de Exposições de Ourém.

 

Objetivo Geral Projeto CLPSE

Contribuir para o sucesso escolar de todos os alunos do ensino público do nosso concelho através da implementação de várias ferramentas / ações no terreno no âmbito da leitura, parentalidade positiva, nutrição e riscos psicossociais do corpo docente até ao ano letivo de 2021/2022.

 

O projeto divide-se em dois eixos:

Eixo 1: Projetos Comunitários
Pretende-se que o Centro impulsione projetos e ações municipais que possam contribuir e apoiar os Estabelecimentos de Ensino Público do Concelho a promover o sucesso escolar.

Eixo 2 – Colaboração Técnicas CLPSE nos Agrupamentos de Escolas
Valoriza-se a colaboração das técnicas, de forma direta, em projetos escolares consagrados no plano de ação estratégica de cada Agrupamento. Desta forma, reforçam-se os recursos humanos especializados presentes nos Estabelecimentos de Ensino, dando seguimento ao reforço das escolas nas áreas dos projetos de promoção do sucesso educativo, inclusão e flexibilidade curricular, entre outros.

 

 

Rastreio Universal da Leitura

Objetivo: Implementar a utilização de novas técnicas de avaliação informal da leitura em contexto de sala de aula até ao final do projeto CLPSE.

Resultados obtidos até ao ano letivo 2019/2020:

· Implementação de um processo de rastreio precoce para auxiliar a deteção de problemas de aprendizagem. 92% dos alunos dos 2º e 3º anos de escolaridade dos Estabelecimentos Públicos do Concelho foram rastreados, nos dois últimos anos letivos.

· Cerca de 90% dos professores considerou que dados foram úteis para a sua prática educativa  e que as técnicas se mostraram adequadas, considerando integrar as estratégias na sua prática educativa.

 

 

 

Parentalidade Positiva – Anos Incríveis

Objetivo: Implementar o Programa Anos Incríveis no quotidiano das famílias, dotando os encarregados de educação do concelho de metodologias para uma atuação parental positiva e catalisadora de mudança.

Resultados obtidos até ao ano letivo 2019/2020:

· Formação de 21 técnicos do concelho nas áreas da educação, social e saúde.

· Com 200 inscrições de Pais e Mães interessados no projeto, os primeiros grupos iniciaram-se em março de 2020, tendo contudo de ser suspensos devido à situação de pandemia.

· Prevê-se a sua retoma no próximo ano letivo, abrangendo-se cerca de 85 encarregados de educação do ensino pré-escolar e 1º ano do ensino básico.

 

 

 

 

Clique na Nutrição

Objetivo – Implementar princípios técnicos, na área da dietética e nutrição, na comunidade educativa até ao final do projeto CLPSE.

Resultados obtidos até ao ano letivo 2019/2020:

· Realização de 17 auditorias higiossanitárias a espaços de confeção de refeições de alunos do pré-escolar e 1º CEB;

· Workshop “Alimentação Saudável” para alunos do pré-escolar e 1º e 2º anos do 1º CEB, tendo-se abrangido 1488 alunos, 68 Educadores e Professores- Titulares (ano letivo 2018/2019).

· Workshop “Saber com Sabor” para 144 Encarregados de Educação dos 3 Agrupamentos de Escolas do Concelho (ano letivo 2019/2020)

 

 

Docentemente: Bem-Estar na Sua Escola

Objetivo – Promover o bem-estar dos docentes do concelho.

Resultados obtidos até ao ano letivo 2019/2020 2019:

  • O projeto, iniciado no ano letivo 2019/2020, encontra-se na fase de diagnóstico das necessidades. Dos 63% respondentes (270 professores, de um total de 470 professores), 96% dos professores refere ter interesse por uma resposta que promova o seu bem-estar (físico e mental).

EIXO 2 –– INTEGRAÇÃO DO CLPSE NOS AGRUPAMENTOS

Nutrição (1 técnica)

  • Colaboração com os Agrupamentos de Escolas e Instituições do Concelho na revisão de ementas e respetivas fichas técnicas e formação de funcionárias na elaboração e confeção de ementas (62 ementas).
  • Colaboração com os Agrupamentos de Escolas e Instituições do Concelho na dinamização de workshops e palestras sobre alimentação saudável. (311 alunos/as; 67 munícipes).
  • Colaboração em projetos escolares sobre alimentação saudável e sustentável (74 alunos/as abrangidos);
  • Acompanhamentos/Aconselhamentos nutricionais individuais a crianças e jovens do concelho (29 alunos/as).

Terapia da Fala (1 técnica)

  • Avaliações individuais (49 alunos/as do 1º e 2º CEB);
  • Sessões de acompanhamento individual (32 alunos/as do 1º e 2º CEB);
  • Colaboração em projetos de avaliação e estimulação de competências linguísticas no Pré-escolar (363 alunos/as).

Psicologia (3 técnicas)

  • Grupos de intervenção específica: métodos de estudo, promoção de competências, atenção/concentração, promoção de leitura e escrita (355 alunos/as);
  • Dinamização de ações de informação para alunos/as (auto-estima e auto-conceito e comportamentos agressivos; 139 alunos/as);
  • Avaliações e acompanhamentos individuais (19 e 24 alunos/as, respetivamente).
  • Colaboração em diversos projetos escolares (278 alunos/as).

 

PRESENÇA @ REDE

Newsletter do CLPSE – Mensário com divulgação de informação relacionada com as áreas de intervenção do Centro (nutrição, terapia da fala e psicologia) para os Agrupamentos Escolares e no Facebook da Câmara Municipal

 

Semana de Combate ao Bullying 2019 – Divulgação de informação sobre sinais de alerta sobre bullying e ciberbullying, para assinalar o Dia Mundial de Combate ao Bullying

 

Semana da Alimentação 2019 – Divulgação de informação sobre alimentação para assinalar o Dia Mundial da Alimentação.

 

Rubrica com a nutricionista Joana Pedro – Divulgação de informação sobre Alimentação e Nutrição, no âmbito da Pandemia Covid-19.

 

 

Dicas Saudavelmente Junt@s – Divulgação de dicas psicopedagógicas, de gestão emocional e alimentação saudável no âmbito da Pandemia Covid-19.

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados