EN FR PT ES

Centro Comunitário do Voluntariado (CCVO)

O Centro Comunitário de Voluntariado constitui um equipamento social que visa dar resposta às necessidades da comunidade através da prática do voluntariado e de ações solidárias. No Centro Comunitário de Voluntariado funciona: o Espaço de Acolhimento e Bem-estar, o Banco de Ajudas Técnicas de Ourém (BATO), o Banco do Voluntariado Municipal de Ourém (BVO), o Ponto de Partilha (a Ajuda Alimentar/Campanhas solidárias, os Ateliers Ocupacionais e o Espaço de Comércio Social).

Espaço de acolhimento e bem-estar

Consiste num espaço de acolhimento e convívio direcionado para pessoas que frequentam o CCVO, especialmente pensado para os colaboradores municipais.

Banco de Ajudas Técnicas de Ourém (BATO)

Consiste na cedência/empréstimo de ajudas técnicas para pessoas em situação de dependência e/ou dificuldades de mobilidade.

Banco do Voluntariado Municipal de Ourém (BVO)

O BVO promove o encontro entre a procura e a oferta de voluntariado, disponibilizando informação, formação e apoios diversos às organizações e aos voluntários. Esta resposta visa desenvolver ações indispensáveis à promoção, coordenação e qualificação do voluntariado. Sendo o voluntariado um conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade.

Ficha de inscrição

Clube de Voluntariado Jovem

O Clube de Voluntariado Jovem é constituído por um grupo de jovens para ações de cariz social que se realizam pontualmente, nas interrupções letivas. Os principais objetivos deste clube são: a promoção do gosto dos/as jovens pelo voluntariado, prevenção do risco juvenil e fomento da responsabilidade social. Este projeto destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos.

 

Clube de Voluntariado Jovem 2019

No âmbito do trabalho desenvolvido no Centro Comunitário de Voluntariado de Ourém, realizou-se um programa de atividades dirigido a jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos. O mesmo foi focalizado em dinâmicas que permitiram atingir os seguintes objetivos:

  • Promover o espírito do voluntariado nos jovens;
  • Promover o convívio intergeracional;
  • Fomentar o respeito pela diferença;
  • Fomentar o espírito de responsabilidade cívica.

 

Participaram 15 jovens, dos 13 aos 17 anos. A atividade decorreu de 3 a 25 de julho de 2019.

As atividades foram desenvolvidas no âmbito do envelhecimento e da educação.

 

 

Workshop “Desenvolvimento Comunitário e Combate à Exclusão Social” – 9/04/2019

Atividade no âmbito do Clube de Voluntariado Jovem.
Oradores: EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza – Núcleo Distrital de Santarém.
Participaram 26 jovens com idades entre os 14 e 17 anos.

Os objetivos:

  • Reconhecer a importância do voluntariado;
  • Sensibilizar os jovens para prática do voluntariado;
  • Promover o combate à exclusão social numa perspetiva de voluntariado;
  • Refletir sobre projetos já realizados.

 

 

 

Ponto de Partilha

O Ponto de Partilha integra a Ajuda Alimentar/Campanhas Solidárias, o Atelier Ocupacional e o Espaço de Comércio Social. Estas respostas fazem parte do Centro Comunitário de Voluntariado de Ourém, equipamento destinado a dar resposta às necessidades das famílias socialmente desfavorecidas do concelho. Os “Apoios de Ação Social Direta”, resultam da distribuição dos donativos angariados em campanhas solidárias e doações feitas ao espaço para apoiar a população carenciada do Concelho de Ourém (alimentos, vestuário, calçado, entre outros) mediante um pedido apresentado pelos munícipes e avaliação técnica do mesmo.

Regulamento

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados