EN FR PT ES

Radar Social

O Programa Radar Social visa a constituição de um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, procurando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local. Baseia-se num trabalho de parceria, de referenciação e de identificação dos problemas de pobreza e exclusão social.

Este programa encontra-se dividido em 2 fases: a 1ª, definida para os três primeiros meses da implementação do projeto, visa a atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social, nomeadamente o Diagnóstico Social, o Plano de Desenvolvimento Social e o Plano de Ação. Além disso, prevê-se o mapeamento dos recursos, regionais e locais, de forma a garantir maior eficácia das respostas e melhor coordenação das intervenções.

A 2ª fase do projeto, prevê a execução do plano de ação, bem como a georreferenciação social dos territórios, que pretende identificar pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, que serão encaminhadas para as respostas existentes na comunidade.

A equipa do Radar Social iniciou funções em setembro de 2024 e é constituída por duas psicólogas e uma assistente social.

O Radar Social está inserido no investimento Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), medida C03-i01-m03 – Radar Social.

 

A sede localiza-se no Centro Comunitário de Voluntariado de Ourém, em  Praça D. Maria II, nº 20, 2490-499 Ourém, sendo o atendimento por marcação prévia, das 09h00 às 17h00, através dos seguintes contactos: radar.social@mail.cm-ourem.pt, telefone 249 540 900 (ext. 6534) ou telemóvel 917 260 648

Partilhar:
Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados