A Vespa velutina nigrithorax, adiante designada apenas por Vespa velutina, é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera).
Esta espécie distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).
Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar:
A deteção ou a suspeita de existência de ninho de Vespa velutina deverá ser comunicada através de um dos seguintes meios:
A destruição de ninhos de vespa velutina é feita por técnicos habilitados com o apoio e orientação do Gabinete Técnico Florestal.
Não deve usar armas de fogo ou destruir parcialmente o ninho, pois espalha as vespas e vão dar origem a novos ninhos.
Para mais informações sobre esta espécie pode consultar o site: http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/patrinatur/especies/n-indig/vespa-asiatica-vespa-velutina/plano-de-acao
Armadilhas para capturar vespa velutina:
Armadilha 1
50 ml vinho branco / 50 ml groselha / 50 ml cerveja preta
Devem ser feitas entre janeiro e abril. Se forem feitas a partir de maio, a groselha deve ser substituída por carne ou peixe crus.
Armadilha 2
3l água / 1kg açúcar / 50g fermento padeiro
Não deve limpar a garrafa a cada muda de isco, o isco deve ser despejado e colocado novo isco para manter as feromonas das vespas.
VOSTPT – Vespa Velutina