EN FR PT ES

Votos de Reconhecimento e Congratulação – Reunião de Câmara de 17 de Junho

19 Junho, 2019

A Câmara Municipal de Ourém deliberou, na reunião de Câmara de 17 de junho, atribuir um Voto de Reconhecimento ao Colégio do Sagrado Coração de Maria e à Escola Básica 2.3 D. Afonso, IV Conde de Ourém, além de um Voto de Congratulação dirigido à Academia de Música Banda de Ourém (AMBO). Os votos foram aprovados por unanimidade e evidenciam as distinções obtidas pelas instituições de ensino no âmbito do programa “Escolas Solidárias Fundação EDP” e a AMBO pela realização do XV Festambo.

Transcrevemos, na íntegra, os documentos apresentados na reunião da Câmara:

VOTO DE RECONHECIMENTO – COLÉGIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA E ESCOLA BÁSICA 2.3 D. AFONSO, IV CONDE DE OURÉM

“No passado dia 4 de junho o Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Fátima, e a E.B. 2, 3 D. Afonso, IV Conde de Ourém, foram distinguidas pelo programa Escolas Solidárias Fundação EDP, respetivamente com a categoria “Distinção” e “Super Escola”.

Este projeto “Escolas Solidárias Fundação EDP” tem como objetivo a promoção da cidadania nas escolas e incentivar alunos desde o 2.º ciclo até ao ensino secundário a envolverem-se ativamente na resolução das questões sociais que afetam a sua comunidade. A atribuição “Escola Solidária” significa proporcionar aos alunos uma educação integral, que tem no exercício da cidadania um instrumento de desenvolvimento pessoal e social.

Estas menções atribuídas muito honram e prestigiam o município de Ourém, pelo que propomos um voto reconhecimento às instituições envolvidas, em virtude do trabalho que tem vindo a desenvolver, não só no âmbito das suas estritas competências de carácter escolar, mas também na promoção e incentivo à cidadania ativa junto dos jovens do nosso concelho.”

VOTO DE CONGRATULAÇÃO – ACADEMIA DE MÚSICA BANDA DE OURÉM

“Ao longo dos meses de maio e junho, a Academia de Música Banda de Ourém (AMBO) realizou o XV FESTAMBO. Este festival de música e dança, já firmado na dinâmica cultural de Ourém, promoveu 11 eventos, contou com a participação de cerca de 300 artistas e colaboradores desta instituição, e envolveu cerca de 600 artistas convidados.

A abertura aconteceu no dia 1 de maio, na sede da AMBO, e encerrou no dia 16 de junho com o XXVIII Encontro de Coros do Ribatejo, na Igreja de Nossa Senhora da Piedade na Praça Mouzinho de Albuquerque, em Ourém, com a atuação do Chorus Auris (Ourém), Orfeão de Abrantes, Coro do Circulo Cultural Scalabitano (Santarém), Canto Firme (Tomar), Choral Phydellius (Torres Novas) e da Orquestra de Sopros de Ourém

A diversidade de estilos artísticos, a qualidade dos espetáculos e a circulação das atuações por diferentes locais do concelho (Ourém, Seiça, Urqueira e Freixianda) constituíram fatores de valorização da iniciativa. São exemplos: o Encontro de Coros Infanto-Juvenis e o  espetáculo de cordas “Di(z)Cordas” no Cineteatro Municipal; o Recital Lírico de Canto (a Maria) na Igreja Matriz de Seiça; “Música Tradicional“ no salão paroquial de Urqueira; o recital de guitarra clássica no auditório da AMBO; o espetáculo “No tempo dos nossos avós” na Escola Básica e Secundária de Ourém; a atividade “Jovens a Palco” no salão paroquial da Freixianda; o “Concerto dos ventos” no salão paroquial de Nossa Senhora da Piedade; e workshop de danças latinas na sede da AMBO.

Reconhecendo o importante contributo da FESTAMBO para a dignificação e elevação da intervenção cultural do Município de Ourém, o executivo propõe um voto de congratulação à AMBO pelo sucesso alcançado nesta realização, que primou pelo rigor na organização, pela qualidade dos espetáculos e pelo alcance de novos públicos, nomeadamente através da itinerância por diferentes espaços concelhios.”

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados