EN FR PT ES

Sessão Solene Evocativa do Dia do Município de Ourém

21 Junho, 2024

O Dia do Município de Ourém contemplou no seu programa comemorativo a tradicional Sessão Solene, momento onde decorreram as intervenções oficiais e foram atribuídas várias distinções honoríficas.

A Sessão Solene Evocativa do Dia do Município decorreu no Teatro Municipal de Ourém e começou com a apresentação de uma performance musical apresentada por um grupo oriundo de Altötting (Alemanha), no âmbito do Festival Shrines of Europe que decorre na FeirOurém 2024. A música continuou presente ao longo da Sessão Solene, com a sublime interpretação de Catarina Perdigão, acompanhada ao piano por Pedro Cruz, ilustres oureenses aqui em representação da AMBO – Associação de Música Banda de Ourém.

Já com a Sessão Solene em curso, deu-se início à atribuição da Medalha de Bons Serviços aos funcionários que completaram 25 anos de trabalho efetivo ao serviço do Município de Ourém. Pelo zelo, dedicação e competência no exercício das suas funções foram distinguidos António Manuel Guilherme Fernandes Pereira, Carlos Alberto Gonçalves Fernandes, Carmen Dolores Graça Rodrigues Mendes, Fernanda Maria Gonçalves e Silva, Jacinta Sofia Gonçalves de Sousa Ribeiro, João Pedro de Oliveira Graça, Marcelo da Silva Lopes, Maria do Céu Ferreira da Silva Freitas, Maria Helena Freire Simões, Marina Bernardo Costa, Nuno Miguel de Oliveira Cardoso Palma Nobre, Orquídea Manuela Fonseca Oliveira, Paulo Sérgio Paulino da Silva e Sílvia Alexandra Rodrigues da Conceição.

Seguidamente, foram atribuídas as Medalhas de Ouro de Mérito Municipal, momento onde foram enaltecidos os feitos de várias associações, empresas e individualidades oureenses. No âmbito do Associativismo, o Município agraciou a Apajefátima – Associação de Pais e Encarregados de Educação de Fátima e o CNE Agrupamento 1142 Olival, duas instituições que completam 25 anos de existência e se destacam pelo contributo para a comunidade nas suas áreas de atuação. Na área cultural, foram distinguidos o escritor José Vieira Mateus da Graça, de nome artístico Luandino Vieira, e a fotógrafa Maria da Piedade Vieira dos Reis Oliveira. No campo do desporto, o Município deliberou atribuir uma Medalha de Mérito Municipal a David João Serralheiro Rosa pelo rico percurso desportivo desenvolvido. As Medalhas de Mérito Municipal dedicadas ao setor empresarial foram entregues à empresa AR Alumínios Albino Reis, Lda., que completa agora 50 anos de vida, e à Ecodepur – Tecnologias de Proteção Ambiental. Por fim, as Medalhas de Mérito Municipal de Serviço Público permitiram reconhecer o trabalho desenvolvido por Armando Ferreira Neto, Padre Pedro Ferreira (a título póstumo) e José Ferreira Vieira.

Após a atribuição das distinções honoríficas, deu-se início às intervenções oficiais com o discurso do Presidente da Câmara Municipal de Altötting, Sthephan Antwerpen, representante desta cidade que integra a associação Shrines of Europe. O autarca alemão manifestou a sua alegria por participar nas comemorações do Dia do Município de Ourém e destacou a importância que a participação na associação Shrines of Europe assume para a cidade a que preside. Salientou a cooperação institucional que tem fomentado a divulgação da rede de cidades europeias com santuários marianos, assim como o trabalho desenvolvido na preservação dos valores conjuntos que partilhamos e que têm alicerçado a Europa de hoje e do futuro. O autarca destacou também os vários intercâmbios estabelecidos no campo associativo, educativo, desportivo e cultural, como é exemplo o Festival Shrines of Europe que decorre na FeirOurém 2024, mas também no âmbito do acordo de geminação celebrado com Ourém a 05 de Junho de 2009.

Seguiu-se a intervenção de João Moura, Presidente da Assembleia Municipal de Ourém e Secretário de Estado da Agricultura, que destacou a relevância destas cerimónias para promover Ourém e os oureenses e os mais de 800 anos de história do nosso território. Dirigiu também palavras de agradecimento a todos os homenageados, pela dedicação e contributo para o desenvolvimento do concelho e para o bem-estar de toda a comunidade. O Presidente da AMO sublinhou ainda as várias obras inauguradas no feriado municipal, incentivos para combater a desertificação e promover o crescimento do concelho como um todo. Por fim, João Moura lembrou que ainda há potencialidades territoriais que poderiam ser aproveitadas, nomeadamente através de um acesso mais eficaz à linha ferroviária do Norte e também do ambicionado nó de ligação do IC9 à Autoestrada Nº1.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, manifestou alegria por este dia ser uma oportunidade para reafirmar o orgulho que sentimos no nosso concelho, na nossa história, na nossa cultura e nas nossas tradições. Lembrou também que deve ser um dia de reflexão, que permita avaliar os desafios que enfrentamos e as conquistas que alcançamos em prol do desenvolvimento social e económico do nosso concelho. Seguidamente, enalteceu o crescimento da FeirOurém e a relevância que a associação Shrines of Europe adquiriu, agradecendo a presença dos vários parceiros europeus neste Dia do Município. Luís Miguel Albuquerque lembrou algumas das distinções que o Município recebeu recentemente, como o “Prémio 5 Estrelas Regiões” atribuído à Praia Fluvial do Agroal e ao Santuário de Fátima e o galardão entregue à marca “Fátima” pela Turismo Centro de Portugal. Seguidamente, o autarca referiu os vários projetos em curso ou já realizados, muitos com o contributo de fundos comunitários (entre os programas Portugal 2020, Plano de Recuperação e Resiliência e Portugal 2030, foram disponibilizados ao Município cerca de 60 milhões de euros, que correspondem a investimentos superiores a 75 milhões), que pretendem contribuir para melhorar a qualidade de vida dos oureenses e proporcionar melhores experiências a quem nos visita. Aproveitando a presença do Secretário de Estado Hélder Reis, o Presidente da Câmara não deixou de referir alguns dos desafios com que o concelho se confronta, como é exemplo as várias deficiências que se verificam ao nível da saúde, a melhoria das acessibilidades com destaque para a ligação entre o IC9 e a A1, a implementação em Ourém de uma Loja do Cidadão, situação que aguarda o resultado de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência, e ainda o projeto do quartel dos Bombeiros de Fátima, que apesar do comprometimento do Município com um apoio de 2 milhões de euros, só será uma realidade com um apoio efetivo do Estado Central.

A Sessão Solene Evocativa do Dia do Município encerrou com a intervenção do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, que enalteceu a beleza da festa proporcionada pelo Município de Ourém, certo de que estas iniciativas servem para confirmar que todos estão determinados em construir um futuro melhor para Ourém e para os oureenses. O governante sublinhou a capacidade do Município de Ourém na captação de fundos comunitários, realidade fundamental para um desenvolvimento integrado e para combater as clivagens regionais que influenciam a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos territórios. Entre alguns dos problemas nacionais, Hélder Reis sublinhou o problema demográfico que deve ser ultrapassado com claros incentivos à natalidade e com a criação de condições para as famílias viverem com estabilidade e confiança no futuro. O Secretário de Estado encerrou o seu discurso com a convicção de que Ourém está no bom caminho e é um exemplo de prosperidade e desenvolvimento sustentável.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados