EN FR PT ES

Gabinete de Apoio ao Emigrante

O Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) é uma estrutura de apoio aos emigrantes residentes ou não em Portugal, bem como aos seus familiares, mediante a celebração de um Protocolo de Colaboração entre a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) e o Município de Ourém. Este Gabinete presta um serviço gratuito aos munícipes que estejam ou tenham estado emigrados, aos que estão em vias de regresso, aos que residem ainda no país de acolhimento e aqueles que desejam emigrar:

– Informar portugueses residentes no estrangeiro sobre os seus direitos;

– Contribuir para a resolução dos problemas apresentados, em ligação com os restantes órgãos da Administração Pública;

– Apoiar os portugueses em situação de regresso e reinserção;

– Fomentar a inter-relação entre o Município e as Comunidades Portuguesas.

 

A quem se dirige

– Portugueses já regressados;

– Portugueses ainda residentes no país acolhimento;

– Portugueses que pretendam iniciar um processo migratório;

 

Informações Gerais

– Segurança social comunitária e extracomunitária informando e acompanhado processos em todas as questões do âmbito da segurança social, tais como:

– Pedidos de pensões de velhice, invalidez, sobrevivência e prestações de acidentes de trabalho;

– Prestações de Abono de Família e desemprego;

– Prestações de previdência profissional – 2º LPP (Fundos – Suíça).

– Legalização de veículos automóveis por ocasião de transferência definitiva de residência para Portugal;

– Convenções para Evitar Dupla Tributação

– Estatuto Residente Não Habitual em Portugal (artº 16º do CIRS)

– Lei da Nacionalidade (Atribuição e Aquisição Nacionalidade)

– Questões Jurídicas (reconhecimento de sentença estrangeira/ Regulamentação do Poder Parental)

– Reconhecimento/Equivalência de Habilitações Literárias adquiridas no estrangeiro

– Trabalhar no Estrangeiro – Informe-se antes de partir

– Investimento – Gabinete de Apoio do Investidor da Diáspora – Orientação para a criação de empresas na região, em articulação com os Gabinetes de Apoio ao Investidor/ Empreendedor dos Municípios

 

Contactos

Gabinete de Apoio ao Emigrante Ourém

Instalações – Espaço Empresa

Praça D. Maria II, 1

2490-499 Ourém

Telefone: 249 540 900 (ext. 6801)

E-mail: det@cm.ourem.pt

 

Website Ministério dos Negócios Estrangeiros – Portal das Comunidades Portuguesas:

https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/apoios-as-comunidades/municipios-com-gabinete-de-apoio-ao-emigrante

 

Programa Regressar

Atualização do Programa Regressar face a publicação da Portaria 114/2023 de 02 de maio.

Com a publicação da Portaria nº 114/2023 o Programa Regressar, que prevê apoios financeiros a quem queira voltar para Portugal, vai passar a abranger os emigrantes que tenham saído de Portugal há pelo menos três anos em relação à data de início da atividade laboral em Portugal, mantendo-se este apoio até 2026.

Criado em 2019, o Programa Regressar destinava-se inicialmente apenas a quem viesse com contrato de trabalho, mas passou também a abranger quem voltasse para lançar o seu próprio negócio. Passou também a existir uma discriminação positiva para quem for residir para o interior, através da majoração do apoio concedido pelo IEFP.

De acordo com a portaria114/2023 publicada dia 2 maio, passam a estar abrangidos por este programa os emigrantes que “iniciem atividade laboral em Portugal continental entre 1 de janeiro de 2019 e a data de fim de vigência do Programa Regressar”, ou seja, até 2026, bem como “os emigrantes que tenham saído de Portugal há pelo menos três anos em relação à data de início da atividade laboral objeto de candidatura“.

Esta medida passou a abranger ainda os detentores de bolsas de investigação /contratos de bolsa, nas tipologias de atividade laboral. Este acréscimo está em sintonia com o objetivo principal desta medida que é de incentivar o regresso de quadros qualificados ao país e em particular de atrair o regresso da população mais jovem.

Neste âmbito, o Governo estipula que a compensação financeira será:

a) Para quem tenha contrato a termo indeterminado ou que crie empresa ou o próprio emprego é de sete vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS), isto é, 3.363,01 euros.

b) Para quem tenha contrato de trabalho a termo resolutivo certo com duração inicial igual ou superior a 12 meses ou de contrato de trabalho a termo resolutivo incerto com duração previsível igual ou superior a 12 meses é de cinco vez o valor do IAS, isto é, 2.402,15 euros.

c) Compensação adicional nos custos da viagem para Portugal do destinatário e restantes membros do agregado familiar, com o limite máximo de três vezes o valor do IAS, isto é, 1.441,29 euros.

d) Compensação dos custos de transportes de bens, com o limite máximo de três vez o valor do IAS (1.441,29 euros).

IAS para 2023 corresponde a 480,43 euros.

Este apoio beneficia de majoração de 25% sempre que o local de trabalho contratualmente definido ou a atividade profissional desenvolvida por conta própria se situe em território do Interior (Portaria n.º 208/2017, de 13 de julho).

 

O Gabinete de Apoio ao Emigrante presta um serviço gratuito aos munícipes que estejam ou tenham estado emigrados, aos que estão em vias de regresso, aos que residem ainda no país de acolhimento e aqueles que desejam emigrar, procurando informar sobre os seus direitos  contribuindo para a resolução dos problemas apresentados, em ligação com os restantes órgãos da Administração Pública.

O Programa Regressar é um programa estratégico que visa apoiar o regresso dos emigrantes e lusodescendentes para fazer face às necessidades de mão-de-obra que hoje se fazem sentir em alguns setores da economia portuguesa e aprofundar a sua relação com a sua comunidade de origem valorizando  o potencial  das suas qualificações , dos seus percursos e da ligação que os lusodescendentes mantem com Portugal.

Para mais informações poderá consultar o Folheto de Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal

Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora

O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Coesão Territorial, visa reforçar o apoio ao regresso de portugueses e de lusodescendentes, apoiar o investimento da Diáspora em Portugal, contribuir para a fixação de pessoas e empresas nos territórios do interior e para o seu desenvolvimento económico, fazer das comunidades portuguesas um fator de promoção da internacionalização de Portugal e de diversificação de mercados da economia portuguesa.

Poderá ter mais informação aqui: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/gabinete-de-apoio-ao-investidor-da-diaspora-gaid

Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora

Empreende XXI

O Empreende XXI é uma medida do IEFP em parceria com a StartUp Portugal com o objetivo de dinamizar a criação de novas empresas por jovens e desempregados inscritos no IEFP, promover a implementação de projetos em áreas inovadoras e fomentar o desenvolvimento de atividades empreendedoras em ambientes colaborativos.

Considerando as vantagens do programa Empreende XXI para quem pretende criar o próprio emprego, este programa é cumulável com as medidas de apoio Medida Emprego Interior Mais – Mobilidade apoiada para um Interior Mais Sustentável e a Medida Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal, o que torna bastante atrativo para quem regressa ao país e pretende investir num negócio próprio.

Ficha síntese do Programa Empreende XXI

 

 

 

Partilhar:
Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados