EN FR PT ES

Declarações da Reunião de Câmara – 21 de junho

22 Junho, 2021

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, apresentou na reunião de Câmara de 21 de junho duas declarações: uma dedicada às Festas do Município e às celebrações associadas aos 30 anos da Cidade de Ourém e outra subordinada às quatro Unidades de Cuidados de Saúde (Sobral, Vilar dos Prazeres, Alburitel e Olival) recentemente inauguradas no concelho.

Transcrevemos aqui e na íntegra as declarações em causa.

 

DECLARAÇÃO – DIA DO MUNICÍPIO DE OURÉM E 30 ANOS DA CIDADE DE OURÉM

“Decorreram ontem, 20 de junho de 2021, envoltas em grande simbolismo e emoção, as cerimónias de comemoração do Dia do Município e dos 30 anos da elevação de Ourém a cidade. Duas efemérides, que, pela importância que reúnem, o Município de Ourém assinalou com o merecido reconhecimento.

O dia iniciou-se com as cerimónias solenes, com o hastear das bandeiras, na Praça D.ª Maria II, seguido da inauguração do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), momento para o qual tivemos a honra de contar com a presença da Sr.ª Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Esta representante do Governo manifestou o seu agrado por constatar que Ourém é um concelho inclusivo e que demonstra total abertura para o acolhimento de imigrantes, procurando facilitar a sua integração e adaptação, considerando a sua presença uma mais-valia e uma riqueza para o seu desenvolvimento económico-social.

No seguimento da instalação do CLAIM em Ourém, a Senhor Secretária de estado participou ainda da assinatura do protocolo de cooperação entre o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. e o Município de Ourém.

Seguiram-se as cerimónias solenes no renovado Teatro Municipal de Ourém, durante a qual foram homenageadas quatro trabalhadoras do Município, com a Medalha de Bons Serviços, pelo seu empenho, dedicação e trabalho efetivo ao longo de 25 anos, ao serviço do Município de Ourém.

A atribuição da Medalha de Mérito Municipal foi igualmente um dos pontos altos das cerimónias, tendo o Município de Ourém homenageado diversas personalidades e entidades do nosso concelho, com a Medalha de Mérito Municipal pelo seu contributo para o desenvolvimento público e social do concelho.

Entendeu-se ainda prestar homenagem e gratidão às estruturas da saúde da região que, através da entrega de dedicação dos seus profissionais, trataram e cuidaram os ourienses, desde o aparecimento da Pandemia.

A este nível, contamos com a prestimosa presença do Dr. Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde do Médio Tejo, a quem se agradece publicamente, toda a disponibilidade e atenção com que tem tratado o Município de Ourém.

Um agradecimento também à Academia de Música Banda de Ourém pela sua presença em dois momentos chave deste dia, primeiro no hastear das bandeiras, com a Orquestra de Sopros que, num momento de profunda emoção, tocou o hino nacional e às intérpretes Nádia Roseiro e Laura Pimenta cujas performances artísticas, no piano e na voz, embelezaram a sessão solene.

Após o almoço, as cerimónias prosseguiram no Agroal com a inauguração dos passadiços. Uma obra cofinanciada e que, estamos certos, vem valorizar a praia fluvial que é um dos ex-libris do concelho.

Para este momento contámos com a presença da Dr.ª Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, entidade responsável pelo financiamento da obra, e que, desde que o atual executivo tomou posse, compreendeu as necessidades prementes deste concelho, demonstrando total abertura para apoiar o investimento do Município em setores-chave, acreditando no projeto que apresentamos, que inclui uma aposta firme em obras fundamentais para o bem-estar da população.

Seguiu-se o hastear das bandeiras azul e “Praia acessível, Praia para todos”, atribuídas pela Associação Bandeira Azul da Europa, e a bandeira “Qualidade de Ouro”, atribuída pela Quercus, que comprovam, a vários níveis, a qualidade e segurança da Praia Fluvial do Agroal.

Logo após, realizou-se uma visita às obras de melhoramentos realizadas no local com especial destaque para o areal que agora permite aos utilizadores da praia uma zona de lazer diferente e mais extensa.

O dia terminou onde começou, e da melhor maneira, em frente ao edifício sede do Município de Ourém, com a magnífica prestação da Sociedade Filarmónica Ouriense com a sua flasmob que animou a cidade e que cantou os “Parabéns” à nossa cidade, seguido do corte de bolo, outro momento intenso neste dia, ao qual se juntou a entrega das mensagens escritas por personalidades ourienses colocadas na cápsula do tempo e cuja intenção se orienta para a reabertura em 2041.

Um agradecimento ainda para os trabalhadores do Município envolvidos na preparação das cerimónias solenes que, pela forma como decorreram, muito dignificaram e honraram estas datas simbólicas.

Felicitamos, uma vez mais, o Município e a Cidade, com a certeza de que o atual Executivo, na perspetiva do compromisso assumido com todos os ourienses, tudo fará para que o concelho e a cidade possam caminhar para um futuro de desenvolvimento, aliado ao respeito e valorização da sua identidade, cultura e história que nos enchem de orgulho.

Viva Ourém!”

 

DECLARAÇÃO – QUATRO NOVAS UNIDADES DE CUIDADOS DE SAÚDE CONCELHIAS

“No passado dia 16 de junho procedemos à inauguração de 4 novos polos da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Ourém: Alburitel, Olival, Sobral e Vilar dos Prazeres. Estas novas “extensões de saúde” já estavam em funcionamento desde fevereiro. No entanto fazíamos questão que fossem oficialmente inauguradas por um membro do governo, daí o desfasamento entre a sua abertura e a sua inauguração.

Na cerimónia estiveram presentes, entre outras entidades e personalidades, o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Doutor António Lacerda Sales, O Sr.  Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Doutor Luís Pisco e a Sra. Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, Doutora Diana Leiria, que muito nos honraram com a sua presença, sendo uma oportunidade para verificarem, in loco, as instalações e o empenho do município, também neste domínio.

Como afirmei na cerimónia de inauguração, a melhoria das condições de acesso, assim como das respetivas instalações, tem sido uma das apostas e prioridades deste executivo. Nesse sentido, efetuámos estes investimentos, que rondam os 700 mil euros, e estamos afincadamente a preparar a execução das obras em Caxarias e Rio de Couros, com procedimentos já em fase muito avançada, e com um investimento acima de um milhão de euros. Paralelamente estamos a preparar o futuro e ainda esta semana reuniremos com o ACES do Médio Tejo para iniciar as démarches necessárias para possíveis requalificações/expansões das Instalações em Fátima e do Centro de Saúde de Ourém.

Mas estes investimentos, na nossa opinião com retorno garantido, só são eficazes se, da parte da saúde, existir o efetivo compromisso de colocar profissionais nas diversas unidades, de forma a suprir o défice ainda existente. Relembro a este propósito que temos cerca de 6600 utentes sem médico de família, para além das carências sobejamente conhecidas nas áreas da enfermagem e dos assistentes técnicos.

Proporcionar melhores condições aos profissionais de saúde é também um garante da sua fixação e da redução de um fenómeno que se tem verificado no nosso concelho e que eu designaria de “efeito de fuga”, ou seja, os profissionais são colocados, e pouco tempo depois saem para outras “paragens”, muitas vezes por questões pessoais e familiares, mas também onde lhes oferecem melhores condições de trabalho.

Da nossa parte, e no âmbito das nossas competências e atribuições, fica o compromisso de tudo continuarmos a fazer para garantir os melhores cuidados de saúde aos nossos concidadãos e as melhores condições de trabalho a todos os profissionais de saúde que aqui pretendam exercer tão nobres profissões.”

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados