EN FR PT ES

Estudos e Documentos

Memórias Paroquiais

As designadas memórias paroquiais constituem o conjunto de respostas dadas ao inquérito elaborado pelo Secretário de Estado dos Negócios do Reino.
Em 1758, 3 anos após o grande sismo, Sebastião José de Carvalho e Melo fez remeter a todos os párocos do reino os interrogatórios sobre as paróquias e povoações pedindo as suas descrições geográficas, demográficas, históricas, económicas e administrativas, para além da questão dos estragos provocados pelo terramoto de 1 de novembro de 1755. O inquérito, dividido em 3 partes, povoações, serras e rios, no caso de Ourém, foi respondido pelo P.e Luís António Flores, padre coadjutor da Colegiada de Ourém.

A Família Almeida e o seu legado

Agostinho Albano de Almeida, um dos grandes beneméritos de Vila Nova de Ourém, nasceu na Aldeia da Cruz em 1819, tendo acompanhado o processo de crescimento da aldeia até à sua elevação a vila. Filho de Manuel António de Almeida e de Joanna Perpétua de Almeida, cresceu no seio de uma das famílias mais consideradas e abastadas de Aldeia da Cruz, integrando a elite cultural local

A Família Almeida e o seu legado

Partilhar:
Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados