Decorreu esta segunda-feira a primeira Reunião da Câmara Municipal do mês de setembro, a última realizada no mandato vigente, tendo o Presidente Luís Miguel Albuquerque e os Vereadores Natálio Reis, Isabel Costa, Rui Vital, Cília Seixo, José Reis e Estela Ribeiro protagonizado um conjunto de deliberações relacionadas com a atualidade do Concelho.
Entre os vários pontos constantes na “Ordem do Dia”, destaca-se a aprovação, por unanimidade, do lançamento do procedimento concursal relacionado com a implementação da nova Área de Acolhimento Empresarial de Freixianda, uma empreitada orçamentada em cerca de 4,6 milhões de euros, sendo que a maior fatia deste valor (85%) poderá ser suportada por fundos comunitários, ao abrigo de uma candidatura submetida pelo Município de Ourém.
Desta Reunião da Câmara Municipal, resultou igualmente um conjunto de propostas de protocolos de colaboração entre o Município de Ourém e várias entidades da nossa região:
Foi igualmente aprovado o lançamento de um procedimento concursal visando a requalificação das Piscinas Municipais de Ourém, uma intervenção que engloba a execução das medidas de eficiência energética, bem como a reabilitação da cobertura e estrutura metálica da piscina coberta.
No período de “Antes da Ordem do Dia”, o Vereador-executivo Natálio Reis saudou o 30.º aniversário da ADIRN – Associação Para O Desenvolvimento Integrado Do Ribatejo Norte, à qual o Município de Ourém reconhece o papel decisivo no desenvolvimento social e económico do nosso Concelho. A propósito do tema, foi aprovado um Voto de Reconhecimento à ADIRN bem como a todos os responsáveis que dinamizaram esta entidade ao longo das últimas três décadas.
No mesmo período, Isabel Costa enalteceu a passagem do festival ARTes pelo Concelho de Ourém, mais concretamente pela Vila Medieval e pela Igreja de Nossa Senhora da Piedade, no último fim de semana. A Vereadora-executiva responsável, entre outros, pelo pelouro da cultura, justificaria, depois, a candidatura do Teatro Municipal de Ourém à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, cujo sucesso desta intenção poderá resultar em benefícios evidentes no apoio à programação cultural do TMO.
Natálio Reis, Vereador-executivo responsável pelo pelouro do Ambiente e Sustentabilidade, retomaria a palavra na reta final da Reunião para apresentar o concurso “Vamos Dar o Litro”, uma iniciativa do Município de Ourém que visa a dinamização da recolha de óleos alimentares e que irá envolver as escolas do Concelho, a partir de outubro.
A última Reunião da Câmara Municipal do mandato vigente ficou também marcada pela aprovação de processos relacionados com questões prementes como pedidos de apoio à ação social direta, atribuição de tarifa social da água, apoio à natalidade e à infância, candidaturas ao Cartão ABEM, apoio ao combate ao impacto da Covid-19 no Concelho, entre outros.