EN FR PT ES

Declarações | Reunião de Câmara de 16 de janeiro

16 Janeiro, 2023

Na Reunião de Câmara de 16 de janeiro, o Vereador Rui Vital apresentou duas declarações relativas ao Natal em Ourém e à Bandeira Eco XXI e Ecoescolas, que aqui transcrevemos na íntegra:

 

NATAL EM OURÉM

“Durante cerca de um mês, a magia do Natal brilhou no Concelho de Ourém.

Uma época à qual ninguém fica indiferente, merece que se festeje de acordo com o espírito próprio deste tempo, pelo que o Município de Ourém não poderia deixar de apostar numa programação variada e interessante, mas também consciente.

A iluminação de Natal deu outra vida às ruas das cidades de Ourém e Fátima. O Jardim Le Plessis-Trévise acolheu um mercadinho de Natal, diversões, Casa do Pai Natal, tendo sido procurado por milhares de ourienses, especialmente pelas crianças que ali encontraram um espaço onde a magia do Natal se tornava quase real.

A parada e chegada do Pai Natal, a 04 de dezembro, encheu as ruas da cidade de brilho, cor e música, transformando este dia no momento alto da programação Natalícia.

O cartaz de Natal ofereceu iniciativas destinadas a todos os gostos e públicos incluindo muita música. Tivemos connosco Rodrigo Leão e concertos natalícios da responsabilidade da Academia de Música Banda de Ourém, Conservatório e Orfeão de Abrantes.

O Teatro marcou igualmente uma forte presença com o Grupo de Teatro Apollo e teatro musicado. Desta extensa programação fizeram ainda parte tertúlias, Chá com histórias, ateliers de Natal, exposição de presépios, entre outros.

Destaque ainda para o presépio da Avenida D. José Alves Correia da Silva, da responsabilidade da Comunidade Vida e Paz e do Centro de Reabilitação e Integração de Fátima, o Mercado de Natal na Avenida e para a Árvore de Natal solidária da Praça Luís Kondor, uma iniciativa do Rotary Club de Fátima, executada pelos Escuteiros locais.

Um pouco por todo o concelho as Juntas de Freguesia também procuraram manter vivo o espírito natalício com as iluminações de Natal.

O Município de Ourém congratula-se por, ano após ano, manter bem vivas as tradições e o espírito de Natal.”

 

BANDEIRA ECO XXI E ECOESCOLAS

“Foi hasteada no passado dia 09 de janeiro, na Praça D.ª Maria II, em Ourém, a bandeira ECO XXI.

As boas práticas desenvolvidas e implementadas pelo Município de Ourém a nível ambiental e o seu empenhamento em desenvolver uma política ambiental e de sustentabilidade assente numa atitude de respeito e preocupação com o meio ambiente, dão-nos a honra de sermos um Eco Município desde 2020, sendo 2022 o terceiro ano consecutivo em que Ourém recebe esta distinção atribuída pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa).

O ECO XXI visa, assim, reconhecer e divulgar boas práticas como forma de concretizar uma ação pedagógica positivamente, neste caso concreto junto dos municípios, considerados como agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável e, desta forma, levando a que as suas comunidades se tornem exemplos a seguir.

Mas também as escolas podem candidatar-se e serem agraciadas com esta distinção. No concelho de Ourém, são várias as Eco-Escolas, sendo que em 2022 viram hastear esta bandeira:

  • Casa da Criança – Centro de Assistência Social de Fátima;
  • Centro de Estudos de Fátima;
  • Colégio de São Miguel;
  • Colégio do Sagrado Coração de Maria;
  • Escola Básica e Secundária de Ourém;
  • Escola EB 2,3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão;
  • Escola EB 2,3 da Freixianda;
  • Jardim de Infância de Boleiros – Maxieira.”

 

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2023 - Todos os direitos reservados