EN FR PT ES

Declaração de Voto | Plano de Investimentos da Be Water e Tarifa da venda de água e preços de obras e serviços em 2023

22 Dezembro, 2022

Na Reunião de Câmara de 19 de dezembro de 2022, os pontos constantes na Ordem do Dia relativos ao Plano de Investimentos da Be Water para 2023 e a Atualização do Tarifário da Venda de Água e do Preço da Execução de Obras e de Outros Serviços prestados para o próximo ano, foram aprovados por maioria de votos, perante a perante a abstenção de Cília Seixo, vereadora eleita pelo Partido Socialista, que justificou a decisão com base na Declaração de Voto seguinte:

 

Plano de Investimentos da Be Water, S.A.  2023 e Atualização do tarifário de venda de água e do preço de execução de obras e de outros serviços prestados para 2023

 A proposta do Plano de Investimentos para 2023 apresentada pela Be Water foi enviada em 30/09/2022. Decorridos mais de 60 dias o documento vem finalmente à reunião para ser aprovado. Aparentemente, os 2 meses que decorreram desde a receção da proposta até à sua chegada à reunião do executivo para ser aprovada, deveu-se às propostas de alteração apresentadas pelo então vereador responsável.

Não teria sido mais lógico e transparente que a proposta inicial apresentada pela Be Water tivesse vindo nessa altura à reunião do executivo e as possíveis alterações tivessem sido apresentadas na própria reunião?

As propostas de Plano de Investimento para 2023 e de Atualização do Tarifário vêm acompanhadas de inúmera informação; no entanto, alguma dessa informação é ilegível, outra é apresentada matemática e tecnicamente e outra ainda “esconde-se” atrás da legislação e do contrato de concessão. No final ficamos apenas a perceber que a taxa de atualização do tarifário da água para 2023 vai sofrer um aumento de 6,09% face a 2022.

Tendo em conta que os oureenses pagam a água mais cara da região, houve alguma proposta do executivo ou tentativa de negociação do tarifário proposto?

Perante o modo como o processo foi instruído antes de chegar à reunião e as dúvidas colocadas, o voto da vereadora do PS no Plano de Investimentos da Be Water para 2023 e na aprovação da atualização do tarifário de venda de água será o de abstenção.

Cília Seixo
Vereadora da Câmara Municipal de Ourém

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2023 - Todos os direitos reservados