
Na Reunião de Câmara de 19 de dezembro de 2022, os pontos constantes na Ordem do Dia relativos ao Plano de Investimentos da Be Water para 2023 e a Atualização do Tarifário da Venda de Água e do Preço da Execução de Obras e de Outros Serviços prestados para o próximo ano, foram aprovados por maioria de votos, perante a perante a abstenção de Cília Seixo, vereadora eleita pelo Partido Socialista, que justificou a decisão com base na Declaração de Voto seguinte:
Plano de Investimentos da Be Water, S.A. 2023 e Atualização do tarifário de venda de água e do preço de execução de obras e de outros serviços prestados para 2023
A proposta do Plano de Investimentos para 2023 apresentada pela Be Water foi enviada em 30/09/2022. Decorridos mais de 60 dias o documento vem finalmente à reunião para ser aprovado. Aparentemente, os 2 meses que decorreram desde a receção da proposta até à sua chegada à reunião do executivo para ser aprovada, deveu-se às propostas de alteração apresentadas pelo então vereador responsável.
Não teria sido mais lógico e transparente que a proposta inicial apresentada pela Be Water tivesse vindo nessa altura à reunião do executivo e as possíveis alterações tivessem sido apresentadas na própria reunião?
As propostas de Plano de Investimento para 2023 e de Atualização do Tarifário vêm acompanhadas de inúmera informação; no entanto, alguma dessa informação é ilegível, outra é apresentada matemática e tecnicamente e outra ainda “esconde-se” atrás da legislação e do contrato de concessão. No final ficamos apenas a perceber que a taxa de atualização do tarifário da água para 2023 vai sofrer um aumento de 6,09% face a 2022.
Tendo em conta que os oureenses pagam a água mais cara da região, houve alguma proposta do executivo ou tentativa de negociação do tarifário proposto?
Perante o modo como o processo foi instruído antes de chegar à reunião e as dúvidas colocadas, o voto da vereadora do PS no Plano de Investimentos da Be Water para 2023 e na aprovação da atualização do tarifário de venda de água será o de abstenção.
Cília Seixo
Vereadora da Câmara Municipal de Ourém