A Reunião da Câmara Municipal de Ourém de 20 de novembro ficou marcada pela apresentação de quatro comunicações que transcrevemos na íntegra:
Federação Nacional de Associações Juvenis
“Um verdadeiro sucesso a todos os níveis!” Foi desta forma que a FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis classificou a 19.ª edição dos Encontros Nacionais de Associações Juvenis (ENAJ), decorrida em Ourém nos dias 11 e 12 de novembro.
A FNAJ é a maior estrutura representativa do movimento associativo juvenil de base local em Portugal, representando um vasto número de associações e dirigentes associativos, cuja missão se concretiza em robustecer o tecido organizacional juvenil e as suas dinâmicas. É através dos Encontros Nacionais que se reúne o fórum nacional associativo, criando-se as sinergias e debates sobre os temas que revelam para as estruturas, discutindo-se os problemas e desafios futuros destas organizações.
Particularmente, este 19.º Encontro Nacional criou oportunidade para momentos de reflexão sobre as políticas da juventude no poder local, nomeadamente com a importância da elaboração dos Planos Municipais de Juventude e, por outro lado, o debate e a partilha de ideias sobre a importância do Associativismo Juvenil na Economia Social em Portugal, a par dos seus desafios e oportunidades, fazendo destas iniciativas um enorme contributo para a construção de mais e melhores políticas locais, nacionais e europeias de Juventude.
O Município de Ourém congratula-se, não só, por ter recebido os Encontros Nacionais de Associações Juvenis, mas também pela iniciativa ter sido um êxito, reconhecido pela própria organização. Partilhamos um sentimento de orgulho, mas também de gratidão, pela escolha de Ourém para esta reunião magna, que trouxe centenas de jovens ao nosso território, deixando uma marca profundamente positiva num concelho extremamente rico a nível associativo.
Agradecemos, assim, a toda a estrutura FNAJ, pela aposta que fez no nosso concelho e a todos os participantes pela sua presença. Neste contexto, não podemos deixar de valorizar o trabalho desenvolvido pela estrutura nacional, cuja dinâmica foi bem visível e se enaltece, sendo devida uma palavra de felicitação em resultado da excelência na organização e resultado produzidos desta 19.ª edição dos Encontros Nacionais de Associações Juvenis.
Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém
Atribuição da ordem honorífica do Estado do Vaticano, de Cavaliere dell’ordine di San Silvestro pelo Papa Francisco
Recebi, no passado dia 16 de novembro, pela mão do Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal e Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, a distinção de Cavaliere dell’ordine di San Silvestro.
Esta ordem honorífica do Estado do Vaticano, atribuída pelo Papa Francisco, reconhece o trabalho desenvolvido e o contributo do Município de Ourém na receção a Sua Santidade, o Papa Francisco, e na organização da Jornada Mundial da Juventude 2023.
Salientando o envolvimento e o empenho de todos os intervenientes na iniciativa, e como forma de agradecimento pela distinção, estendo-a a todos os intervenientes diretos e indiretos, na iniciativa, reforçando o profundo orgulho que o Município de Ourém sente por, mais uma vez, ter acolhido Sua Santidade, o Papa Francisco, em Fátima.
Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém
“Fátima e a criação artística: o Santuário e a Iconografia” de Marco Daniel Duarte
A obra “Fátima e a criação artística: o Santuário e a Iconografia”, de Marco Daniel Duarte foi distinguida, no passado dia 10 de novembro, pela Academia Portuguesa da História, com o prémio Joaquim Veríssimo Serrão, patrocinado pela Fundação Engenheiro António de Almeida.
Este prémio tem como objetivo galardoar estudos de investigação em História de Portugal e conforme é referido no Regulamento:
(conforme artº 1)
“Com a Instituição do Prémio, a Fundação Eng. António de Almeida pretende homenagear o Académico, o Universitário, o Autor de uma obra histórica verdadeiramente notável, que se deseja fique como exemplo e estímulo aos vindouros”.
(conforme artº 2)
“As Obras a concurso devem ser estudos monográficos, de autor singular, escritas em língua portuguesa, publicadas, em 1.ª edição, no ano do concurso, ou no ano antecedente e terem, no mínimo, 200 páginas. “
Marco Daniel Duarte é formado e doutorado em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É diretor do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, Membro da Academia Portuguesa da História, correspondente da Academia Nacional de Belas-Artes, e ainda membro da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte e do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.
Tendo por base a tese de Doutoramento que o Dr. Marco Daniel Duarte defendeu na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 2013, integra as atualizações decorrentes da dinâmica de crescimento do património artístico do Santuário de Fátima.
Conforme refere no Prefácio a Professora Jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Regina Anacleto:
“A tese, e agora o livro dão conta de um vastíssimo trabalho de investigação que, atendendo à dialética criada entre a diacronia do Santuário construído (parte I) e a criação iconográfica que o enforma (parte II), resulta numa produção absolutamente original no contexto dos estudos da História da Arte Portuguesa”
Assim, o Município de Ourém considera de felicitar o Dr. Marco Daniel, congratulando-se pelo trabalho de investigação bem como, pelo reconhecimento atribuído, o qual contribui para a valorização e projeção do concelho de Ourém e do Santuário de Fátima na sua dimensão cultural, artística e patrimonial.
Caso seja aprovado o voto de congratulação dever ser dado conhecimento do mesmo ao Doutor Marco Daniel Duarte.
Isabel Costa, Vereadora da Câmara Municipal de Ourém
Queijaria “Flor do Campo”
A Queijaria “Flor do Campo”, de Casal dos Bernardos, conquistou no passado dia 31 de outubro duas menções honrosas pela produção do queijo artesanal de mistura fresco e pelo queijo curado de culturas superficiais.
As distinções foram alcançadas no âmbito da edição de 2023 do concurso “Queijos de Portugal”, promovido pela ANIL – Associação Nacional dos Industriais dos Laticínios.
O certame promovido pela ANIL é um concurso de cariz nacional que visa premiar os melhores queijos do país, nas mais diversas vertentes.
A queijaria de Casal dos Bernardos conta, no momento, com oito empregados e a sua produção vai já muito além de Portugal, apostando no mercado estrangeiro.
O Município de Ourém felicita a Queijaria “Flor do Campo” pelas menções honrosas que lhe foram atribuídas e que premeiam o trabalho de excelência que é desenvolvido, dia após dia, na queijaria “Flor do Campo”, que privilegia a produção artesanal, de forma a manter inalterados a “textura e o sabor”, nas palavras de Licínio Sousa Lopes, proprietário da queijaria.
Rui Vital, Vereador da Câmara Municipal de Ourém