O Centro de Estudos de Fátima (CEF) dedicou grande parte desta quinta-feira à I Semana da Educação, assumindo responsabilidades na exploração do conceito de interculturalidade, consagrado na programação lado a lado com os valores da sustentabilidade e da inclusão.
Manuel Bento, professor e diretor do CEF, recebeu a Vereadora da Educação, Micaela Durão, que teve a oportunidade de assistir a uma apresentação programada por professores e alunos e subordinada ao conceito do dia, cujos valores associados há muito fazem parte da alma mater deste estabelecimento de ensino.
Durante cerca de uma hora, docentes e discentes explicaram a essência dos projetos desenvolvidos também no âmbito da sustentabilidade, mas sobretudo no contexto da interculturalidade, nomeadamente no que concerne ao acolhimento e integração de alunos estrangeiros.
Neste contexto, foram inúmeros os testemunhos de jovens alunos oriundos de países tão distintos e culturas tão diferentes quando Brasil, Paquistão, Ucrânia, Venezuela, entre outros. Além de relatos sobre a evolução de cada um destes jovens no nosso país e no nosso Concelho em concreto, também foi possível comprovar o muito que os portugueses podem aprender na qualidade de anfitriões, tamanha é a riqueza cultural associada às origens de quem chega ao nosso país em busca de uma vida melhor.
Micaela Durão elogiou a apresentação, os conteúdos desenvolvidos, considerando “fantástico o trabalho que o Centro Estudos de Fátima tem vindo a realizar ao longo dos últimos anos” e enaltecendo “o papel de relevo” que este estabelecimento de ensino “tem desempenhado também na integração de jovens estrangeiros e consequente preparação para a vida académica e profissional”.