EN FR PT ES

Vale das Antas recebeu Simulacro “Aldeia Segura, pessoas seguras”

30 Maio, 2021

Realizou-se na manhã de domingo, 30 de maio, um simulacro de incêndio na localidade de Vale das Antas, Urqueira, iniciativa integrada no programa “Aldeia segura, Pessoas Seguras”.

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, o Vereador Rui Vital e o Presidente da Junta de Freguesia de Urqueira, Orlando Cavaco, presenciaram o exercício onde foi testada a capacidade de resposta das autoridades e da população em caso de incêndio.

No terreno foram várias as entidades presentes, entre as quais o Serviço Municipal de Proteção Civil, as três Corporações de Bombeiros concelhias (Caxarias, Ourém e Fátima) e GNR.

No exercício foram testados os procedimentos de evacuação das localidades de Vale das Antas e Vale da Oliveira em caso de incêndio florestal, intervenção que contou com cerca de 30 operacionais, apoiados por 10 viaturas, que auxiliaram a evacuação de cerca de 50 civis para o ponto de encontro situado na Capela de S. Miguel, em Vale das Antas.

Para operacionalizar a implementação do programa, os serviços municipais de Proteção Civil, em articulação com a Junta de Freguesia de Urqueira, estiveram previamente no terreno a fazer o levantamento das características da população e do edificado de cada uma das aldeias, identificando as pessoas que irão assumir a função de Oficiais de Segurança Local, enquanto elementos conhecedores da realidade humana, edificada e geográfica da aldeia, que terão como missão alertar a população para o risco de incêndio e organizar a evacuação, caso seja necessária.

No final do exercício, Luís Miguel Albuquerque agradeceu todo o esforço prestado pelas entidades presentes, cujo trabalho se materializou no sucesso deste simulacro.

O programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” é destinados a todo o país, mas tem como principal alvo os municípios onde estão localizadas as freguesias de risco no âmbito da defesa da floresta contra incêndios. Assentam em três pontos: gestão de combustível, plano de evacuação das aldeias e campanha de sensibilização.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados