A Viagem, por Mãozorra
01 set | 21:30 | Jardim das Oliveiras – Toucinhos
02 set | 21:30 | Junta de Freguesia de Rio De Couros
Teatro | Gratuito com inscrições obrigatórias
INSCRIÇÕES
Junta de Freguesia de Alburitel | 249 561 157
União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos | 249 559 602
A Viagem inspira-se no percurso imaginário do pensamento, consciente ou menos consciente, que nos leva a viajar pelos desejos íntimos em determinados momentos do nosso quotidiano.
Num desses momentos da vida de Raúl, embriagado pela sonolência, a sua mão transporta-nos ao seu próprio nascimento e descoberta do mundo ao seu redor. Diversos obstáculos se lhe deparam pela frente, até ao momento em que dá forma a um outro ser semelhante e a sua vida se torna cor-de-rosa. Contudo o inconsciente é vulnerável e demasiado sensível para prosseguirmos no romancismo de alguns dos nossos desejos mais íntimos e Raul é trazido novamente para a sua realidade quotidiana, tal como a sua própria mão.
Espetáculo para todos os públicos, sem palavras, que mistura o teatro visual e o teatro de objetos. Uma viagem sonora, visual e sensorial pelo glamour dos anos 60.
Classificação etária: M/6
Festival de Setembro | Nós, Migrantes
8 + 9 + 10 set | Acesso Gratuito
Vila Medieval de Ourém
O Festival de Setembro parte da base identitária de Ourém e do espírito cosmopolita do 4.º Conde de Ourém, Dom Afonso, para, em ambiente de festa e por via da fruição cultural, abordar a relação entre o Património Cultural, a História do Lugar e a Interculturalidade. Durante três dias, a Vila Medieval de Ourém vai acolher iniciativas de cultura, conhecimento e diálogo em torno da diversidade cultural, inspiradas nas trajetórias da emigração oureense para França, Reino Unido, Brasil, Angola, Moçambique, a par de todos os outros destinos do mundo.
Concluída a reabilitação do Castelo e Paço dos Condes de Ourém, o Festival de Setembro regressa com uma vasta e diversificada programação, sempre subordinada ao tema “Nós, Migrantes”. Entre seminários, conferências, exposições, concertos, teatro, visitas ao património cultural, literatura, cinema, instalações artísticas, artesanato e gastronomia inspirada em países de destino da emigração oureense, não faltam motivos para visitar o Festival de Setembro e vivenciar o cruzamento disciplinar proposto e concretizado em cocriação com a comunidade local.
O acesso às diversas iniciativas do Festival de Setembro é gratuito e para consulta de mais informações e toda a programação do evento, deverá visitar https://festivaldesetembro.ourem.pt/
There’s no Knowing (Reworked), por Joana Gama e Luís Fernandes + Artistas Locais
22 set | 21:30 | 7,5€ (descontos aplicáveis)
Música | Sala Principal TMO
Em 2021, Joana Gama e Luís Fernandes compuseram a banda sonora para a série televisiva “Cassandra”, com direção artística de Nuno M. Cardoso. A música foi posteriormente adaptada, dando origem a “There’s no knowing” (2022).
No concerto desta noite, Joana Gama e Luís Fernandes apresentam-se em palco com músicos locais para um concerto inédito, fruto de um trabalho colaborativo desenvolvido em residência artística, que parte do material musical mencionado para procurar novos caminhos.
Duração: 40 minutos
Classificação etária: M/6
Preço com desconto: 6€
(desconto JOVEM para menores 30 anos; desconto SÉNIOR para maiores 65 anos; desconto FAMÍLIAS para famílias de 3 ou mais elementos com adulto(s) e criança(s) até aos 12 anos; desconto CULTURAL para alunos e professores de Conservatórios, Academias, Escolas de Artes e Ensino Superior Artístico)
There’s no Knowing, por Joana Gama e Luís Fernandes
23 set | 21:30 | CANCELADO
Música | Sala Principal TMO
Desde “Quest” (Shhpuma, 2014), que Joana Gama e Luís Fernandes mantêm um diálogo contínuo, que aceita rupturas constantes e explorações sonoras novas na sua música. A continuidade existe na harmonia do seu trabalho, o encontro das linguagens de ambos, uma comunicação permanente que respeita os ritmos de ambos e que sabe responder a desafios, como aconteceu com “Harmonies” (Shhpuma, 2016) em que trabalharam a herança de Satie com Ricardo Jacinto, “At The Still Point Of The Turning World” (Room40, 2018) onde, com José Alberto Gomes, estenderam o seu trabalho a uma orquestra ou “Textures & Lines” (Holuzam, 2020) que co-criaram com o Drumming GP. “There’s no knowing” (Holuzam, 2022) abre com o piano de Joana Gama ao qual a electrónica de Luís Fernandes se vai juntando. A peça cresce numa espécie de sussurro entre os dois e desenvolve-se num progressivo jogo de proximidade. À medida que se avança em “There’s no knowing”, há uma maior interligação entre os elementos e a consumação do que Joana e Luís fazem em conjunto: puxar o melhor de cada um deles. O seu quinto álbum é uma aventura pulsante, que tem as suas origens no convite para a criação da banda-sonora da série “Cassandra”, com direcção artística de Nuno M. Cardoso.
Classificação etária: M/6
Duração: 50 min
A Música dá Trabalho, por Omnichord
27 + 28 + 29 set
Projeto educativo | Estabelecimentos de ensino
27 SET | Colégio de S.Miguel
28 SET | Centro de Estudos de Fátima
29 SET | Escola Básica e Secundária de Ourém
Em 2021, no âmbito de uma candidatura ao Garantir Cultura, a Omnichord deu início ao projeto “A Música dá Trabalho”, que parte de um livro com 22 profissões do sector da música escrito por Hugo Ferreira e Patricia Martins, e ilustrado por Diogo Monteiro (Tenório). O projeto começou por levar a 12 estabelecimentos escolares do primeiro ciclo ao ensino superior um concerto de um projecto musical com ligações à região, dando a conhecer às suas comunidades escolares todo o processo que um espetáculo musical envolve, desde a chegada do material e dos técnicos ao concerto em si e ao processo de desmontagem.
Com diversos géneros musicais e muitos músicos, técnicos, produtores e profissionais a voltarem à escola onde estudaram para apresentarem o que fazem, pretende-se incentivar também o interesse dos alunos e da comunidade escolar.
Estas ações nas escolas são acompanhadas pela disponibilização antecipada aos alunos de um livro que apresenta uma ilustração e um pequeno texto sobre cada uma das funções ligadas ao sector da música: O compositor, a escritora, a intérprete, o engenheiro de som, o designer, a fotógrafa, o editor, a lojista, a realizadora de vídeo, o relações públicas, a gestora de redes sociais, o manager, a agente, o divulgador, a programadora, o técnico de som, o técnico de luz, a contabilista, o assistente de palco, a assistente de artista, a ouvinte e o espetador.
Por iniciativa de vários municípios, produtores e no âmbito de uma candidatura de apoio sustentado da Direção Geral das Artes, “A Música Dá Trabalho” começou a visitar outros territórios, escolas e salas de espetáculos, promovendo, a cada vez mais jovens, o contacto e a interação, na sua escola, com muitos dos profissionais que são descritos neste livro.
Classificação etária: M/6
BILHETES
Bol.pt (bit.ly/BilheteiraTMO) | Lojas Worten, Fnac, CTT
Bilheteira TMO | 4ª a 6ª | 13:00 – 19:00
Dias de espetáculo | 2 horas antes do início
bilheteira.tmo@cm-ourem.pt | 916 591 231