EN FR PT ES

Simpósio de Infância e Juventude na IV Semana da Educação

11 Fevereiro, 2025

O segundo dia da IV Semana da Educação do Município de Ourém teve como ponto alto a realização do Simpósio de Infância e Juventude, iniciativa da Rede Social que reuniu muitos participantes para aprender e debater alguns dos temas mais prementes na área da juventude e da infância.

A Sala Estúdio do TMO acolheu os vários painéis do dia, com a Vereadora Micaela Durão a dirigir a Sessão de Abertura, momento onde enalteceu a importância de refletir sobre os temas propostos em contexto escolar e junto das instituições que atuam na área da infância, favorecendo um saudável e feliz desenvolvimento das crianças e adolescentes.

No período da manhã, o primeiro painel teve como tema “Distúrbios Alimentares na Adolescência” e contou com as intervenções de quatro profissionais da Clínica PsicoAjuda (Elisabete Condesso, Romina Pereira, Catarina Costa e Rita Cristiano), que apresentaram diferentes experiências de acordo com as suas áreas de atuação e formação. Neste painel foram abordados alguns dos distúrbios alimentares mais frequentes, como obesidade infantil, anorexia e bulimia nervosa, assim como algumas estratégias e abordagens que podem ser utilizadas em ambiente educativo. As oradoras apresentaram ainda vários sinais de alerta que podem indiciar a existência de perturbações mentais de âmbito alimentar, além de dicas para uma alimentação e nutrição saudável. Seguiu-se uma proveitosa e enriquecedora sessão de perguntas e respostas, onde os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas existentes.

O Simpósio de Infância e Juventude teve continuidade durante a tarde e iniciou com um painel intitulado “Primeiros Socorros Pediátricos”, onde o especialista em enfermagem médico cirúrgica José Coentrão dissertou sobre medicação habitualmente usada em contexto escolar, com exemplos práticos e dicas de intervenção. O orador abordou ainda os procedimentos a adotar na prestação de socorro em caso de convulsões, dificuldades respiratórias ou choque anafilático, apontando as respostas e abordagens adequadas em contexto escolar. José Coentrão esclareceu as várias dúvidas apresentadas e finalizou a sua intervenção com a garantia de que para um correto acompanhamento de qualquer criança, a saúde e a educação têm que estar de mãos dadas.

O dia encerrou com a apresentação do painel “Limites invisíveis: projeto na Natureza” e a exposição do caso prático da “Casa da Mata”, projeto educativo que tem na sua génese a formação e desenvolvimento das crianças a partir de um contacto direto com a natureza. Aqui, Aida Figueiredo realçou que brincar, explorar e aprender são realidades inseparáveis e favorecidas por um contacto efetivo com a natureza, capaz de proporcionar novas experiências e sensações. Foi também sublinhado que o tempo do adulto é diferente do tempo das crianças e que estes projetos beneficiam o bem-estar emocional e a consciência ambiental das crianças, assim como a sua autonomia, independência e autoconfiança.

A IV Semana da Educação tem uma vasta programação definida até ao final da presente semana e o programa completo pode ser consultado em https://www.ourem.pt/evento/iv-semana-da-educacao/

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2025 - Todos os direitos reservados