EN FR PT ES

Sessão Solene evocativa do Dia do Município de Ourém

20 Junho, 2023

O Dia do Município de Ourém está a ser assinalado com a toda a solenidade exigida e com um vasto programa que decorre ao longo de todo o dia 20 de junho.

Após a cerimónia do Hastear das Bandeiras, a inauguração de requalificações estruturantes para o futuro do concelho e a participação numa cerimónia de promoção de estagiários a Bombeiros, o período da tarde foi dedicado à Sessão Solene evocativa do Dia do Município de Ourém, iniciativa que decorreu no Auditório do Conservatório de Música de Fátima. Esta cerimónia contou com a presença de inúmeras individualidades, nomeadamente todo o Executivo Municipal, Presidentes de Junta de Freguesia, Presidente e Deputados da Assembleia Municipal de Ourém, representantes das Forças de Segurança, das autoridades de proteção civil e dos Bombeiros e Diretores dos Agrupamentos e de Escolas do Concelho de Ourém, entre outras personalidades com percursos e contributos relevantes para o Município de Ourém.

A Sessão Solene do Dia do Município iniciou com a atribuição das habituais Distinções Honoríficas que distinguem os colaboradores da Câmara Municipal de Ourém com Medalhas de Bons Serviços e as personalidades oureenses que se destacaram em diferentes setores de atividade, com a Medalha de Mérito Municipal.

MEDALHA DE BONS SERVIÇOS

Nuno Jorge Marques de Sousa

 

MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL

Associativismo

Centro de Cultura e Desporto de Caxarias

Cultura

The Peorth

Desportivo

Diana Micaela Abreu de Sousa e Silva

Empresarial

Construções Divireis Lda.

Maria Alice Marto

Serviço Público

António Henriques Pereira

João Eduardo Serrano Rodrigues

Joaquim Sousa e Silva

Nazareno José Menitra do Carmo

Voluntariado

Custódio Jorge Marques de Oliveira

Luís António Vieira Manalvo da Silva

Pedro Miguel Novo Reis Oliveira

Vítor Jorge Moreira Torcato Constantino Machacaz

Seguidamente, a Sessão Solene evocativa do Dia do Município de Ourém contou com a intervenção de um convidado especial: o Brigadeiro-General, José Manuel Duarte da Costa, Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. No seu discurso, José Manuel Duarte da Costa enalteceu a qualidade e perseverança de todos os portugueses que compõem a Proteção Civil nacional, evidenciada pelas inúmeras participações em missões no estrangeiro, onde realizam trabalho digno de realce e que muito deve orgulhar todo o país.

Neste contexto, foi dado destaque à intervenção da equipa de bombeiros oureenses que, entre outras missões, participou recentemente numa ação de auxílio ao povo chileno que se debateu com grandes e devastadores incêndios. Neste sentido, o momento foi aproveitado pelo Instituto Histórico Militar de São Paulo (Brasil) para atribuir as merecidas distinções a três elementos dos corpos de bombeiros oureenses (Custódio Jorge Marques de Oliveira, Luís António Vieira Manalvo da Silva, Pedro Miguel Novo Reis Oliveira) que integraram esta missão e que com a sua bravura dignificaram o nome de Ourém e de Portugal no mundo.

O Instituto Histórico Militar de São Paulo decidiu também homenagear o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, pelo contributo e serviços prestados em prol da Proteção Civil e dos Bombeiros, contribuindo de forma decisiva para a salvaguarda e segurança de pessoas e bens.

 

A Sessão Solene do Dia do Município de Ourém finalizou com as naturais intervenções oficiais proferidas pelo Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque.

João Moura enalteceu em primeiro lugar a importância destes momentos, onde “celebramos a nossa identidade local, as nossas conquistas e desenhamos os nossos projetos futuros”. O Presidente da AMO dirigiu também uma palavra a todos os homenageados, já que é fundamental “reconhecer o empenho e o talento dos oureenses que se destacam nas mais variadas áreas, quer no desporto, no mundo empresarial, na cultura ou no voluntariado”.

Seguidamente, não evitou abordar alguns dos assuntos mais sensíveis para a sociedade oureense, como a falta de médicos no nosso concelho. Aqui, João Moura sublinhou as fragilidades que que se verificam a vários níveis e incentivou todos a exigirem os cuidados de saúde que merecemos junto das entidades competentes, numa abordagem coesa e una que não pode ser deteriorada por argumentos de ordem política ou partidária.

Numa cerimónia onde foram enaltecidos os feitos dos Bombeiros Oureenses, João Moura aproveitou também para reforçar a importância de uma reforma estrutural que responda à eterna problemática dos incêndios florestais, calamidade que o nosso concelho já viveu demasiadas vezes e que exige uma resposta assertiva dos mais altos responsáveis políticos.

O Presidente da Assembleia Municipal dissertou ainda sobre a visita que o Papa Francisco fará a Fátima no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, afirmando que “é a oportunidade para mostrarmos ao mundo o nosso património histórico e natural e a hospitalidade que nos caracterizam”.

 

A última intervenção oficial da Sessão Solene evocativa do Dia do Município de Ourém ficou a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, que iniciou o seu discurso com uma “palavra de agradecimento e reconhecimento perante os homenageados aqui presentes”, salientando que “estas pessoas, empresas e associações, são hoje o espelho fiel dos melhores exemplos de resiliência, superação e dedicação às respetivas atividades”.

Luís Miguel Albuquerque deu sequência à sua intervenção com uma nota sobre a Feirourém 2023, evento que termina hoje e que “com milhares de visitantes a desfrutar do melhor que o nosso território tem para oferecer… continua a ser um sucesso tremendo, com retorno evidente para todo o Concelho, tamanha é a adesão dos oureenses, mas também de visitantes portugueses e estrangeiros, oriundos dos quatro cantos deste país”.  E apontou a realização da Feirourém 2023 como apenas “a ponta do icebergue” no que à promoção do concelho diz respeito, já que “atrair eventos, mobilizar pessoas, projetar o Concelho e dar a conhecer o melhor que temos para oferecer, é uma estratégia que o Município de Ourém entende como crucial para impulsionar a economia local e contribuir decisivamente para o desenvolvimento social de todo o nosso território”.

Neste contexto, o Presidente da Câmara salientou aquele que considera “o evento do ano: a visita de Sua Santidade, o Papa Francisco”. Assegurou que o Município tudo fará, em coordenação com várias entidades, para receber da melhor forma e em segurança o Papa Francisco e os milhares de peregrinos que se deslocarão até Fátima, sem deixar de lamentar o facto da autarquia ter sido “colocada de parte, mais uma vez, pelo poder central”.

No âmbito da Proteção Civil, Luís Miguel Albuquerque, reconheceu que “as autoridades da Proteção Civil têm desempenhado um papel fundamental no nosso Concelho” e enalteceu, mais uma vez, “a ação dos nossos soldados da paz e da nossa comunidade” enquanto contributos fulcrais para combater o flagelo dos incêndios que ainda recentemente assolou o nosso concelho. O Presidente não deixou de manifestar o grande orgulho que tem nas mais de três centenas de bombeiros que compõem as três corporações do concelho e estendeu a saudação “às centenas de bombeiros de todo o país que vieram em nosso auxílio durante aqueles dias de terror”.

Seguidamente, Luís Miguel Albuquerque lembrou alguns dos compromissos assumidos aquando da sua eleição como Presidente, como seja “captar mais empresas, trazer mais pessoas para o concelho e criar mais riqueza”. Segundo o edil “estamos em perfeitas condições para afirmar que este nosso objetivo foi completamente alcançado! Ourém é líder distrital na criação de novas empresas, assim como é evidente o aumento da nossa população, bem patente no aumento exponencial do número de alunos das escolas do Concelho”.

A necessidade de aumentar a oferta no capítulo da habitação foi também um dos desafios referidos pelo Presidente da Câmara Municipal, assegurando que está a desenvolver esforços “para conseguir aumentar o número de apartamentos disponíveis, a custos controlados, a partir de 2025, criando assim condições para atrair ainda mais jovens e pessoas para o nosso território”. Como resultado do crescimento populacional, a autarquia continua também a desenvolver projetos para continuar a afirmar o concelho como de “pleno emprego”, aproveitando todas as oportunidades para “desenvolver ainda mais este nosso território, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos os oureenses e daqueles que o elegem como destino de vida”. Luís Miguel Albuquerque referiu ainda alguns dos inúmeros projetos já em curso ou em vias de execução, como a requalificação da Aldeia de Aljustrel, da Estrada de Minde e da Avenida Irmã Lúcia de Jesus e a construção do ambicionado Parque da Cidade de Fátima; ou a requalificação do troço entre as rotundas do Ribeirinho e dos Álamos e a requalificação da EN 113 – saída nascente de Ourém; ou ainda a construção do Edifício Multiusos de Caxarias, a ligação do IC9 à Zona Industrial de Vilar dos Prazeres e a construção de um ascensor de acesso à Vila Medieval de Ourém.

Assunto incontornável é a temática da saúde onde o Presidente reafirmou mais uma vez que “o Município de Ourém tem sido parte da solução e nunca do problema” e “não é responsável pela colocação de médicos no nosso Concelho”, assumindo não ter essa responsabilidade “que é única e exclusiva do Governo da República”. Enumerou os vários projetos autárquicos desenvolvidos ao longo dos últimos anos para garantir que o problema não seja ainda mais grave, sublinhado que “não podemos ser nós, enquanto autarquia, a contratar médicos de família e outros profissionais de saúde como enfermeiros”.

A finalizar, Luís Miguel Albuquerque, deixou “uma mensagem de esperança num futuro ainda melhor”, já que “Ourém respira saúde noutros sectores fundamentais como a educação, a economia, a cultura, o desporto, o turismo, entre tantos outros”. Garantiu ainda que continuará a lutar diariamente “por um território coeso, pujante e atrativo… garantindo o futuro, desfrutando do presente e honrando o passado”.

 

Ao longo de toda a Sessão, os presentes foram presenteados com vários momentos musicais protagonizados por alunos do Conservatório de Música e Artes do Centro, assim como com mais uma brilhante atuação da Banda Sinfónica de Fátima.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados