Na manhã deste sábado, dia 11 de março, decorreu um exercício de evacuação de incêndio Rural em Casal dos Bernardos, integrado no âmbito do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”.
O Vereador Rui Vital e o Presidente da Junta da União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, Jorge Lopes, estiveram presentes no exercício, que visou testar a capacidade de resposta das autoridades e da população em caso de incêndio, implementando desta forma este projeto em mais uma Freguesia do concelho.
No terreno estiveram várias entidades, incluindo o Serviço Municipal de Proteção Civil, as três Corporações de Bombeiros concelhias (Caxarias, Ourém e Fátima) e a GNR.
O exercício testou os procedimentos de evacuação das localidades de Formarigos, Vale da Trombeta e Vale da Bolota em caso de incêndio florestal, com a intervenção de cerca de 34 operacionais apoiados por 10 viaturas, que auxiliaram a evacuação dos civis envolvidos no exercício para o ponto de encontro, no Centro Social de Casal dos Bernardos.
Para a implementação do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, os serviços municipais de Proteção Civil, em articulação com a Junta da União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, realizaram previamente o levantamento das características da população e do edificado de cada uma das aldeias, identificando as pessoas que irão assumir a função de Oficiais de Segurança Local, com a missão de alertar a população para o risco de incêndio e organizar a evacuação, se necessário.
No final do exercício, Miguel Freire, Coordenador da Proteção Civil de Ourém, destacou a importância de respeitar as orientações dos agentes de autoridade civil nas situações de incêndios florestais. Miguel Freire sensibilizou ainda os civis presentes para assegurarem a limpeza das faixas de gestão de combustíveis envolventes às suas habitações.
O Vereador Rui Vital agradeceu o esforço das entidades presentes, cujo trabalho se materializou no sucesso deste simulacro.
Rui Vital fez questão de tranquilizar a população ao afirmar que tanto o Município quanto os agentes de proteção civil estariam sempre disponíveis para prestar o auxílio adequado em situações de emergência.
O programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” é destinado a todo o país, mas tem como principal alvo os municípios onde estão localizadas as freguesias de risco no âmbito da defesa da floresta contra incêndios. O programa assenta em três pontos: gestão de combustível, plano de evacuação das aldeias e campanha de sensibilização.