EN FR PT ES

Ourém assinala Dia Municipal para a Igualdade com conferência

25 Outubro, 2023

Decorreu na tarde desta terça-feira, 24 de outubro, uma conferência promovida pelo Município de Ourém com o objetivo de assinalar e refletir sobre as problemáticas associadas ao Dia Municipal para a Igualdade. Esta conferência recebeu vários testemunhos e permitiu discutir temas como a igualdade de género e a conciliação entre a vida pessoal e familiar.

A sessão de abertura teve início com a intervenção da Vereadora da Câmara Municipal de Ourém, com o Pelouro do Serviço de Ação Social e Saúde, Micaela Durão, que destacou a pertinência dos temas em debate já que continuam bastante atuais e é fundamental “valorizar o papel da mulher na sociedade”.

De seguida decorreu a intervenção de Fátima Lopes, Conselheira Local para a Igualdade. A apresentação de Fátima Lopes versou sobre “A importância da conciliação entre a vida profissional e a vida familiar” e fez um retrato da realidade social portuguesa neste âmbito, onde defendeu que é necessário repensar as formas de organização de trabalho e destacou ainda a importância de um trabalho cooperativo no trabalho e em casa.

António Castanheira, Conselheiro Interno para a Igualdade, na sua apresentação abordou a “Implementação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Concelho de Ourém”, onde explicou as medidas desenvolvidas no decorrer do ano 2023 que permitem continuar este trabalho de uma forma mais concreta e consistente.

Teresa Manhoso, Diretora do Centro Local da Lezíria e Médio Tejo da Autoridade para as Condições do Trabalho, no momento da sua palestra abordou a “Conciliação entre a vida profissional e a vida familiar, sensibilização para as boas práticas na área empresarial, e obrigatoriedades legais das entidades empregadoras”. Teresa Manhoso começou por explicar a missão da ACT, os direitos dos trabalhadores, deveres dos empregadores e referiu ainda umas breves considerações acerca da igualdade entre a mulher e o homem em tarefas domésticas e na vida profissional.

Por fim, a conferência encerrou com o debate “A integração da perspetiva de género na sociedade, obstáculos e limitações, e como motivar para a mudança”, que foi moderado por António Castanheira e contou com os contributos de Bruna Tapada, Fátima Lopes, Purificação Reis e Teresa Manhoso. As intervenientes relataram algumas das dificuldades que encontraram nos seus percursos profissionais, assim como a complexidade inerente à compatibilização entre a profissão e a vida familiar. A necessidade de as empresas adotarem estratégias para angariar e fixar trabalhadores, de uma distribuição de responsabilidades mais igualitária, e o trabalho que deve ser desenvolvido na educação dos mais novos para a igualdade de género, foram também pontos comuns às participantes.

A sessão de encerramento da conferência ficou a cargo da Vereadora Micaela Durão, que mais uma vez reforçou a importância do trabalho desenvolvido nas escolas e que “a educação é transversal em tudo o que pode mudar o mundo”.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados