EN FR PT ES

O Agroal está classificado como Rede Natura 2000

1 Março, 2020

Para além da vertente balnear e recreativa do Agroal, este território “esconde” em si uma riqueza natural e ambiental sem precedentes, que lhe valeram a classificação Rede Natural 2000 e a inclusão no Sistema Nacional de Áreas Classificadas (SNAC).

 

Uma diversidade de fauna e flora onde se destaca, geomorfologicamente, o imponente canhão flúvio-cársico são apenas algumas das muitas caraterísticas que tornam este território único e justificam a necessidade da sua proteção, através da sua inclusão no Sítio de Interesse Comunitário PTCON0045 Sicó/Alvaiázere da Rede Natura 2000.

Fonte: ICNF, 2017

FONTE: ICNF, 2017

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica europeia que tem como objetivo contribuir para proteção da biodiversidade através da conservação dos habitats naturais, da fauna e da flora selvagens no território da União Europeia. É composta por 107 áreas designadas no âmbito da Diretiva Habitats e 62 Zonas de Proteção Especial (ZPE) designadas no âmbito da Diretiva Aves, distribuídas pelo Continente e regiões autónomas. Encontram-se classificados, no Continente 62 sítios e 42 ZPE, na Região Autónoma dos Açores 2 SIC, 23 ZEC e 15 ZPE, e na Região Autónoma da Madeira encontram-se designados 8 SIC, 1 psic, 11 ZEC e 5 ZPE.

Para além de uma densa e contínua galeria ripícola de amieiros e salgueiros, o Agroal apresenta vigorosas áreas de azinhal e uma das maiores e mais bem preservadas mancha de carvalho-cerquinho de Portugal, bem como as características espécies mediterrânicas como o medronheiro ou a esteva, assim como inúmeras espécies de orquídeas típicas de ambientes cársicos.

Mas também na vertente faunística, o Agroal funciona como um extenso corredor ecológico que serve de habitat a várias espécies de elevada importância com destaque para as importantes colónias de morcegos, anfíbios, aves de rapina como Bufo-Real (a maior ave de rapina noturna da Europa) ou a lampreia-de-riacho.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados