EN FR PT ES

Município promoveu formação no âmbito do Fórum de Envelhecimento

25 Janeiro, 2024

O Auditório do Edifício-sede do Município de Ourém recebeu na manhã desta quinta-feira (25 de janeiro) uma sessão de formação enquadrada nos Ciclos da Rede do Fórum de Envelhecimento. Centrada nas necessidades formativas definidas pelos técnicos e colaboradores que atuam na área e compõem o Grupo de Envelhecimento, a formação incidiu em temáticas como a gestão de conflitos e as questões éticas associadas às diferentes formas de liderança.

A Vereadora da Câmara Municipal com o pelouro dos Assuntos Sociais, Micaela Durão, deu as boas vindas a todos os participantes e sublinhou a importância da regular e atualizada formação na área, que só é realmente eficaz se contar com o fundamental envolvimento das instituições e dos seus colaboradores. E foi com uma plateia repleta que Micaela Durão realçou as muitas dificuldades associadas à área do envelhecimento, que obrigam os intervenientes “a pensar mais além” e a encontrar novas soluções e abordagens, enquadradas nas políticas sociais definidas para o setor.

Após uma breve introdução desenvolvida pelo Chefe de Serviço de Ação Social e Saúde do Município de Ourém, António Castanheira, a formadora Albertina Rua expôs uma comunicação sobre gestão de conflitos onde abordou os diferentes contextos, fatores individuais e fatores de comunicação e interação que influenciam as diversas abordagens a este tema. Neste sentido, Albertina Rua reforçou a pertinência de uma comunicação eficaz e abrangente como meio para potenciar a atuação das equipas de trabalho, permitindo “chegar ao outro para um desenvolvimento mútuo” e consolidar a ideia de que todos somos parte integrante de uma cadeia. Na mesma linha de raciocínio, defendeu ser imprescindível “acrescentar valor à comunicação e às pessoas com quem lidamos” e explanou um conjunto de etapas e ferramentas importantes para uma correta gestão de conflitos. Por fim, evidenciou a necessidade de uma postura empática, assente na premissa de que “todos somos promotores de soluções”.

Seguiu-se a intervenção de Lucília Nunes, professora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, que versou sobre “Questões Éticas na Liderança”, desconstruindo conceitos como ética, deontologia, Direito e liderança. A professora enfatizou a necessidade de analisarmos e alterarmos os nossos comportamentos para uma correta abordagem a quem nos rodeia, construindo lideranças que consigam motivar e coordenar para um objetivo, “capacitando os outros para a felicidade”. Foram também discutidos diferentes estilos de liderança, processos de tomada de decisão e de gestão participativa, além de uma análise à integração da ética nestes procedimentos e às responsabilidades inerentes a um líder.

Além das intervenções das duas oradoras convidadas, a iniciativa contemplou um espaço de debate onde os presentes tiveram oportunidade de esclarecer as suas dúvidas, para benefício dos seus desempenhos profissionais e dos utentes com quem lidam diariamente. O Fórum de Envelhecimento pretende proporcionar um espaço de formação onde técnicos e colaboradores tenham a oportunidade de aprofundar conhecimentos que se reflitam nos cuidados a ter com os seniores, na desmistificação de ideias associadas ao envelhecimento e na consciencialização para as formas adequadas de intervir e cuidar.

 

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados