EN FR PT ES

Luuandando em torno do diálogo intercultural no encerramento das jornadas

27 Janeiro, 2025

O segundo dia das Jornadas “Luuandando com José Luandino Vieira”, foi dedicado à exploração de temas relacionados com a luta pela independência e o diálogo intercultural, contando uma vez mais com a participação de alunos do concelho de Ourém.

O quinto painel das Jornadas, “Luandino e a luta pela independência”, focou-se na obra “A Cidade e a Infância”, com a intervenção de Ana Paula Tavares (Universidade de Lisboa), sob moderação de Luís Ricardo Duarte, jornalista do Jornal de Letras. A importância da memória coletiva e da literatura na construção da identidade nacional foi um dos temas em debate.
O sexto painel, “Línguas e culturas em diálogo: O Livro dos Rios”, teve como moderador Carlos Ascenso André (Universidade de Coimbra) e contou com as contribuições de Richard Zenith, escritor e tradutor, e Joana Passos (Universidade do Minho). A discussão abordou as tensões e riquezas culturais expressas na obra de Luandino.

A tarde foi marcada pelo sétimo painel, “Luuandando pelas escolas de Ourém”, que trouxe ao palco o talento e a criatividade de alunos do concelho. Moderado por Pedro João Santos, jornalista do Público, o painel destacou trabalhos artísticos e literários inspirados na obra de Luandino Vieira. A exposição “Luuandando pelas escolas de Ourém”, patente na sala estúdio do Teatro Municipal de Ourém, foi visitada pelos participantes, que puderam apreciar o resultado do envolvimento dos alunos na interpretação criativa das estórias do escritor.

Coube à Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ourém encerrar as jornadas. Isabel Costa, na sua intervenção, destacou a importância do evento na valorização cultural do Município, destacando a perceção profunda do universo literário do autor marcado pela intervenção cívica e política transversal a épocas e dinâmicas. Reforçando a importância da obra de Luandino na preservação da memória histórica e na construção de novos horizontes narrativos, a vice-presidente encerrou o evento com uma nota de agradecimento a todos os participantes e organizadores, reiterando o apelo à valorização da cultura lusófona e oureense em particular. Nesse sentido, renovou o compromisso de continuar a promover iniciativas culturais que destaquem os valores culturais comuns e a história, com uma alusão clara a José Luandino Vieira e ao seu poder de unir gerações e culturas com uma noção de intemporalidade. A sessão de encerramento contou ainda com a presença da vereadora Micaela Durão.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2025 - Todos os direitos reservados