Foi inaugurada, na noite de 19 de novembro de 2022, no Auditório Cultural dos Paços do Concelho de Ourém, a exposição que assinala os 50 anos de história do Chorus Auris da Academia de Música Banda de Ourém (AMBO). A mostra conta a história deste Coro e começa com “O princípio dos princípios” que remonta a junho de 1972.
Convidada a intervir, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Isabel Costa, felicitou o Chorus Auris pelos longos 50 anos de vida, elogiando a AMBO pela iniciativa desta exposição que “faz justa homenagem aos fundadores e aos que deram continuidade ao grupo”. Isabel Costa, manifestou, ainda, toda a disponibilidade e apoio do município a projetos semelhantes.
Seguiu-se uma emotiva evocação, por Carlos Ascenso André, com grande impacto na plateia que se levantou para aplaudir. Embora não tenha cantado, Carlos André falou a duas vozes, a de antigo coralista do Chorus Auris e a de espectador atento à “vitalidade de um grupo que muito deu e continua a dar à cultura Oureense”.
Foram também intervenientes Ana André, Presidente da Assembleia Geral da AMBO, José Fernandes e alguns elementos do coro, que, com as histórias de memória, levaram o público às lágrimas de tanto rir. No final, a Maestrina Ângela Marques improvisou um ensaio, envolvendo todos os espectadores presentes.
A exposição estará patente até ao dia 27 de novembro de 2022, no Auditório Cultural dos Paços do Concelho de Ourém, de 3.ª feira a domingo, das 10:00 às 13:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas.