EN FR PT ES

“Dona Rodinha” | Município promove alimentação saudável nas escolas

30 Junho, 2022

Promover hábitos alimentares saudáveis na infância e despertar os adultos para a importância de uma alimentação regrada e equilibrada através das crianças, foi a premissa para a iniciativa “A Corrida com a Dona Rodinha”.

Trata-se de um projeto piloto de Promoção de Exercício Físico e Alimentação Saudável no 1º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido pelo Município de Ourém através da Divisão de Educação e Vida Saudável, do Serviço de Associativismo, Desporto e Juventude (SADJ), do Centro Local para a Promoção do Sucesso Educativo (CLPSE) e dos três Agrupamentos de Escolas do Concelho.

A Vereadora Micaela Durão, responsável pelo pelouro da Educação, visitou neste dia de 30 de junho, os quatro estabelecimento escolares envolvidos nesta iniciativa, acompanhada pela comitiva responsável pela execução do projeto.

Foi com a presença da mascote Dona Rodinhas que as crianças do Centro Escolar da Caridade, da EB1 de Pinheiro, EB1 Rio de Couros e Centro Escolar de Carvoeira, foram distinguidas com brindes e certificados que atestam a qualidade nutricional dos lanches que trouxeram para a escola, ao longo do presente ano letivo.

Iniciado em outubro 2021, o projeto contou com seis turmas, duas por cada Agrupamento de Escolas. Uma turma de cada agrupamento realizou três sessões semanais de 15 minutos de exercício físico e todas realizaram atividades de educação alimentar.

O projeto apresentou-se ainda com a vertente do exercício físico, através da qual era pretendido incutir práticas de atividade física mais regulares, combatendo o sedentarismo.

Ao longo do ano letivo foram ainda dinamizados webinars nutricionais para os Encarregados de Educação e os lanches saudáveis foram recompensados com a oferta de autocolantes para a coleção na “Caderneta da Dona Rodinha.”

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados