EN FR PT ES

Tomada de posse da Câmara Municipal – Intervenção do Presidente Luís Miguel Albuquerque

18 Outubro, 2021
Publicamos aqui e na íntegra o discurso do Presidente da Câmara Luís Miguel Albuquerque, aquando da tomada de posse da Câmara Municipal de Ourém.

Estimados oureenses,

Agradeço com muito afeto, a vossa presença neste ato solene, que sinaliza o início de um novo ciclo na governação do concelho de Ourém, e marca um tempo novo, nos nossos compromissos com a população da nossa terra.
Há quatro anos tive o privilégio de ser empossado como Presidente da Câmara Municipal de Ourém.
Uma honra que não se mede!
Quatro anos depois, aqui estou novamente, graças à vontade do povo, bem refletida nas Eleições Autárquicas do passado dia, 26 de setembro.
Permitam-me, então, que as minhas primeiras palavras se dirijam, precisamente, aos oureenses, para lhes agradecer, de forma muito sentida, o expressivo voto de confiança que nos deram para continuar a gerir os destinos da nossa terra, e que se refletiu num resultado esclarecedor, mas muito desafiante.
Esclarecedor, porque os números da nossa vitória foram, de facto, inequívocos e expressivos: doze freguesias, conquistadas em treze possíveis; seis mandatos na Câmara Municipal em sete elegíveis, e catorze, dos vinte um mandatos, da Assembleia Municipal.
Desafiante, porque redobra a exigência sobre nós, e nos trás muito maior responsabilidade, perante todos os Oureenses, deixando, desde já, a garantia de que não iremos adormecer à sombra dos resultados eleitorais.
Iremos continuar a trabalhar, com o mesmo entusiasmo e dedicação, e sem deslumbramentos, sabendo ouvir todos os que queiram contribuir, com ideias e propostas, para o bem da nossa terra, não deixando de tomar decisões, que poderão não ser do agrado de todos, mas que, serão, seguramente, as que melhor irão defender o interesse público das nossas populações.

Minhas Senhoras, meus Senhores,
Em 2017, apresentei-me diante de vós confessando um sonho: promover a melhoria da qualidade de vida de todos nós. Passaram quatro anos, esse desiderato está à vista de todos, e trouxe consigo mais um desafio: valorizar o futuro deste nosso Concelho.
Porque não nos basta construir o futuro, é ainda mais importante valorizá-lo. Essa valorização surgirá em resultado do empenho de todos nós, na concretização e execução de uma estratégia concertada e concentrada em três pilares fundamentais: as pessoas; a economia; e a sustentabilidade ambiental.
As pessoas, em primeiro lugar, porque é por elas, e para elas, que nos empenhamos. Afinal, não concebemos outra forma de idealizar o futuro, que não seja a pensar nas nossas crianças, nos nossos jovens, no bem-estar das nossas famílias.
É por isso que vamos continuar a apostar no programa de apoio à natalidade, e iremos promover um programa de apoio, junto das IPSS, para que a valência “Creche”, possa ter uma maior oferta no nosso concelho.
Em segundo lugar, a economia, as nossas empresas e o desenvolvimento económico de Ourém e o seu Concelho como objetivo primordial, sobretudo agora que estamos finalmente em condições de enfrentar, sem receios, o pós-pandemia, um período absolutamente decisivo para a tão ansiada retoma económica, tanto quanto possível, transversal a todos os sectores.
A retoma do turismo, a sua diversificação, a construção de novas áreas de localização empresarial, a requalificação das já existentes, a melhoria dos acessos aos principais eixos rodoviários, são algumas das nossas prioridades para este eixo.
Em terceiro lugar, o ambiente e a sustentabilidade, um desafio iminente na agenda mundial, que é também uma questão premente para o Município de Ourém, cada vez mais empenhado na consolidação de conceitos como a desmaterialização processual ou a descarbonização, entre tantos outros que contribuem para a preservação do planeta Terra, com a construção de novas infraestruturas, que promovam hábitos de vida saudáveis e que estejam devidamente enquadradas na natureza.

Minhas Senhoras, meus Senhores,
A equipa de vereação hoje empossada é o espelho fiel da vontade de todos os oureenses, que entenderam reforçar a sua confiança no nosso programa e sobretudo na gestão rigorosa que implementámos desde o primeiro dia em funções. 
No mandato que agora terminou, formámos uma equipa coesa e focada na missão de construir o futuro de Ourém. Os resultados deste trabalho, realizado com a devida ajuda de uma equipa de apoio, muito dedicada e competente, estão à vista de todos, e um pouco por todo o Concelho.
Ourém é hoje bem diferente do que era há quatro anos. Diferente para melhor. Sem falsas modéstias. Há provas disso mesmo em todas as freguesias. E é por isso, que a representatividade no órgão Câmara Municipal, é diferente, da que existia no passado.
É neste sentido que dou as boas-vindas aos novos Vereadores, agora empossados, estando profundamente convicto de que serão merecedores da confiança que receberam, dos nossos munícipes.
Quero ainda, e nesta ocasião, deixar uma palavra ao trabalho desenvolvido pelos Srs. Vereadores, que agora deixam de exercer as suas funções, agradecendo os contributos e as ideias que nos deixaram, no decurso do mandato que agora termina.
Nesta ocasião, não poderia deixar de agradecer, de uma forma muito profunda, ao Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, pelo trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos, dignificando o órgão a que presidiu, contribuindo, de uma forma relevante, para o seu prestígio.

Minhas Senhoras, meus Senhores
Agora, que todos os órgãos autárquicos estão empossados, entendo ser meu dever, desejar a todos, as maiores felicidades no desempenho dos mandatos para que foram investidos, pois os oureenses que vos elegeram, esperam o melhor de todos vós, em prol da melhoria da qualidade de vida de todos.
Uma palavra muito especial para os Srs. Presidentes de junta de freguesia, que, tal como no mandato anterior, poderão continuar a contar com o meu apoio, e ajuda institucional, esperando poder continuar a contar com um amigo em cada um de vós.

Minhas Senhoras, meus Senhores,
Termino esta minha intervenção como comecei: com uma palavra aos oureenses, que é também uma garantia e o reforço de um compromisso de honra: eu, Luís Miguel Albuquerque, continuarei a ser o que sempre fui nos últimos quatro anos: Presidente de TODOS os oureenses. Não fazemos distinção entre eleitores. Nunca fizemos, nunca faremos.
Caminhamos TODOS juntos, na construção e valorização de um futuro melhor para as nossas famílias, para os nossos filhos, para as nossas instituições e empresas, bem como para todo o Concelho.

Estimados oureenses e demais figuras de relevo aqui presentes,
Já o disse várias vezes e não me canso de o repetir: servir Ourém na qualidade de Presidente da Câmara Municipal, é um privilégio enorme, uma honra imensa e o sonho de uma vida.
Quem me conhece, sabe que vivo diariamente para as funções que exerço, com prejuízo claro e inequívoco para a minha vida pessoal. Um prejuízo que assumo e reconheço, reiterando um agradecimento público à minha família. Bem sei que nunca será suficiente para os compensar desta minha ausência, mas conforta-me saber que tão bem compreendem que me movo por uma força maior: o meu amor a este nosso Concelho de Ourém.
Agradeço profundamente aos oureenses, a confiança que depositam em mim e na minha equipa.

Minhas senhoras, meus senhores,
É tempo de deixar as palavras e voltar à ação.
Obrigado a todos!”

 

Disponibilizamos também o áudio da intervenção do Presidente Luís Miguel Albuquerque.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados