EN FR PT ES

Dia da Ecologia | Lagarto de Água

9 Setembro, 2022

O lagarto-de-água, Lacerta schreiberi, é um lagarto robusto com aproximadamente 13 cm.

Nos machos a coloração dorsal é intensa, habitualmente verde-alface, podendo apresentar também tonalidades amareladas; o dorso é fortemente pintalgado de negro; a zona ventral é amarelada, podendo encontrar-se manchada de negro. Durante a época de acasalamento, a garganta dos machos adquire uma coloração azul bastante garrida, que se alastra com frequência à cabeça; fora da época de reprodução a garganta é esbranquiçada.

A sua alimentação é baseada em pequenos invertebrados, em especial moscas, mosquitos, gafanhotos e escaravelhos e ocasionalmente, inclui também frutos silvestres.

Atualmente está classificado com o estatuto “Pouco Preocupante” em Portugal. Por outro lado, está classificado como “Quase Ameaçado” a nível mundial pelo IUCN, uma vez que as populações parecem estar em declínio significativo.

As principais causas para este declínio estão especialmente relacionadas com a perda e alteração do habitat, destacando-se as obras de regularização das margens das linhas de água, a construção de barragens, o despejo de lixos e entulhos, a extração de inertes, a construção de estradas e a alteração da vegetação nas margens das linhas de água!

Para saber mais, sobre este que é considerado por muitos o lagarto mais bonito do país, pode saber aqui!

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados