Na Reunião de Câmara de 6 de maio, o Presidente Luís Miguel Albuquerque apresentou uma declaração referente às celebrações do cinquentenário do 25 de Abril de 1974 no Município de Ourém.
A Vereadora Isabel Costa, por sua vez, apresentou uma declaração relativa à realização da sexta edição da Festa do Livro, iniciativa municipal que decorreu entre os dias 13 e 23 de Abril.
Transcrevemos na íntegra as declarações apresentadas:
DECLARAÇÃO | CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL DE 1974
“Neste ano tivemos a extraordinária oportunidade de comemorar o cinquentenário de tão especial acontecimento para Portugal, ato verdadeiramente histórico, que devolveu aos nossos cidadãos a liberdade e a democracia.
Assinalar estes cinquenta anos representa deixar um testemunho às novas gerações sobre as lutas e os atores que reivindicaram mudanças pelos ideias democráticos, derrubando um regime opressivo que se consubstanciava numa ditadura anacrónica e profundamente indesejada.
Foi este o mote que incentivou o Município de Ourém a desencadear um conjunto de iniciativas, programando atividades durante este ano, por forma a recordar momento tão importante na nossa história recente, envolvendo cidadãos, instituições e autarcas. Com atividades lúdicas ou culturais, no domínio do desporto, literatura, música ou teatro foram recordados e dedicados ao 25 de abril diversas histórias e personalidades que marcam fortemente a Revolução dos Cravos.
Nesse propósito foi também dedicado com especial enfoque um concerto com a Sociedade Filarmónica Ouriense e o grupo local “Gente Nossa” acompanhados de uma apresentação de vídeo mapping de modo a marcar com simbolismo o feito conseguido em 1974, tal como no decurso das cerimónias solenes com a participação e preleção do Dr. Henrique Neto ou o tributo com 50 cravos no jardim Le Plessis Trévise decorado por autarcas eleitos e diversas instituições.
Que os 50 anos do 25 de Abril e esta celebração do Dia da Liberdade nos inspire a trabalhar juntos, com respeito, solidariedade e fraternidade, rumo a um futuro mais justo e igualitário para todos nós. Que a força e a determinação dos que lutaram contra a Ditadura, nos guie no presente e molde o nosso futuro.
Viva a liberdade! Viva a democracia!”
DECLARAÇÃO | FESTA DO LIVRO
“Mais de 3000 pessoas marcaram presença na 7ª edição da Festa do Livro que decorreu de 13 a 23 de abril, com o objetivo de promover o gosto pela leitura e a arte da escrita.
O programa, concretizado em estreita colaboração da Biblioteca Municipal de Ourém com o Teatro Municipal de Ourém, os Agrupamentos de Escolas, Colégios, Centro Qualifica da Insignare, Associações Culturais do Concelho e a Livraria Arquivo, apostou forte na atração de vários públicos ao proporcionar o encontro com autores consagrados a nível nacional, autores oureenses, ateliers de mediação de leitura, teatro musicado infantil e teatro pelo Grupo de Teatro Juvenil do TMO, o Sarau de Poesia e Música com o tema “Viver a Liberdade nos 50 anos do 25 de Abril”.
A oferta enfatizou o envolvimento das escolas e famílias e contemplou a apresentação de livros, teatro, música, cinema, documentários, conferências e artes plásticas.
Ao longo de dez dias, a diversidade das iniciativas – algumas enquadradas nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril -, tiveram a participação de bibliotecários, psicólogos, educadores sociais, enfermeiros, auxiliares de ação médica e cuidadores de estruturas de apoio a idosos. O encontro com autores oureenses foi outro dos momentos assinaláveis, a par da Caminhada Literária.
O Município agradece a todos os que assistiram e participaram, levando ao sucesso desta iniciativa, destacando os convidados:
– António Sala, Helena Caetano, Marta Presume, Coro de Câmara da Ourearte, Ana Cristina Silva, Nuno Alexandre Vieira, Vânia Calado, Marco Daniel Duarte, Preciosa Santos, Carlos André, Lúcia Dias Ribeiro, David Machado, Carmen Garcia, Afonso Cruz.
A Festa do Livro permitiu fortalecer hábitos de leitura, proporcionar oportunidades para toda a comunidade em prol do desenvolvimento criativo individual, estimular a imaginação, a curiosidade e a empatia, promovendo uma sociedade mais informada e participativa.
Um agradecimento a todos os elementos da equipa da Divisão de Ação Cultural (Biblioteca Municipal e Setor de Intervenção Cultural e Cidadania-TMO e do Gabinete de Imagem e Comunicação que tornaram possível a dimensão desta iniciativa, bem como à Comunicação local/nacional pelo destaque que deu à VII edição da Festa do Livro.
Nas palavras de Mário Quintana: -“Livros não mudam o Mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas”
Voltaremos a encontrarmo-nos em 2025 na 8ª edição da Festa do Livro de Ourém.”