Na Reunião de Câmara de 16 de setembro, o Presidente Luís Miguel Albuquerque apresentou uma declaração referente à abertura do ano letivo 2024/2025. A Vereadora Isabel Costa, por sua vez, apresentou uma declaração relativa à realização das iniciativas Música aGosto e Fins de Tarde na Vila Medieval. O Vereador Rui Vital e Humberto Antunes apresentaram comunicações acerca do Congresso do desporto e da OIGP – AIGP Serras Norte do Concelho, respetivamente.
Transcrevemos na íntegra as declarações apresentadas:
Declaração | Abertura Oficial do Ano Escolar – 2024/2025
O Município de Ourém promoveu no dia 11 de setembro, na sala principal do Teatro Municipal de Ourém, a Abertura Oficial do Ano Letivo 2024/2025 destinada ao pessoal docente.
Esta iniciativa incidiu na temática – Desafios e Perspetivas para a Educação – e teve como objetivo dar as boas vindas aos docentes que lecionam no concelho de Ourém e que fazem das nossas escolas um espaço de afetos e aprendizagens, com vista ao sucesso educativo dos alunos deste Município.
A sessão teve início com um momento musical de guitarra clássica, protagonizado pela Ourearte, seguindo-se a sessão de abertura com a intervenção dos representantes oficiais do Centro de Formação de professores Os Templários, da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), e do Município de Ourém.
Tive oportunidade de dar as boas vindas a todos os docentes, aproveitando a oportunidade para desejar a todos um excelente ano letivo, reiterando o papel colaborativo do Município de Ourém com as organizações de ensino, em prol de uma educação de excelência no concelho. Referi ainda um conjunto de medidas implementadas para a contínua melhoria das condições de funcionamento dos estabelecimentos escolares do concelho, nomeadamente o reforço de 31 Assistentes Operacionais, acrescidas de mais 6 profissionais de trabalho temporário para darem apoio aos cerca de 626 docentes que lecionam nas escolas do concelho de Ourém.
Relativamente às atividades de enriquecimento curricular (AEC´s) e comparativamente com o ano anterior, verificou-se um aumento dos valores investidos em cerca de €27 439,00.
No serviço de refeições contabilizou-se o fornecimento de 558 125 refeições aos alunos, 304 945 pacotes de leite e 274 968 peças de fruta, dados referentes ao ano letivo transato.
A iniciativa contou com uma componente de formação com 2 conferências, a primeira subordinada à temática “Inovação Social e Educação”, com uma intervenção protagonizada por Filipe Almeida, Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social e a segunda conferência teve como tema “Inteligência Artificial na Educação: Desafios, Oportunidades e Preocupações” e foi dinamizada por Marco Neves, especialista e consultor em Inteligência Artificial e Educação.
Ambas tiveram como foco principal a abordagem de um conjunto de ações reflexivas sobre as intencionalidades pedagógicas, potenciadores de ambientes educativos inovadores.
O Município de Ourém prestou ainda uma homenagem aos docentes que se aposentaram no último ano letivo, destacando assim a importância do papel do professor, e simultaneamente agradecer o empenho e a dedicação ao longo de toda uma carreira profissional, em prol da formação humana dos alunos do concelho de Ourém.
A sessão encerrou com um momento de dança protagonizado por alunas da Academia de Dança Reme Rodríguez que encantaram todos os presentes.
No dia 4 de setembro foi a vez do pessoal não docente participar em diversas atividades lúdicas e desportivas no Campo da Caridade em Ourém, onde foram recebidos por mim próprio e pela Sra. Vereadora da Educação.
No final das atividades, reforcei o agradecimento a todos os assistentes operacionais, que contribuem com empenho e dedicação para o bom funcionamento das escolas do concelho.
O Município de Ourém destaca a participação dos vários serviços do município na concretização dos dois eventos e propõe um voto de agradecimento às diversas equipas do Município intervenientes na organização, que tornaram possível o sucesso destas duas iniciativas.
Congresso do Desporto
Fórum “Desporto no Envelhecimento Saudável”
Ourém recebeu no passado dia 14 de setembro, no Teatro Municipal de Ourém, o Congresso do Desporto, com o Fórum “Desporto no Envelhecimento Saudável”, um projeto dos 11 Municípios do Médio Tejo.
Após o sucesso das duas primeiras edições (2022 e 2023), a região do Médio Tejo volta este ano a promover o Congresso do Desporto, iniciativa que visa reunir dezenas de especialistas dos mais diversos ramos da área.
O projeto iniciou-se com apenas quatro municípios, mas a importância e pertinência do mesmo rapidamente aumentou este número para sete: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Mação, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Presentemente, o Congresso do Desporto congrega já 11 municípios que foram convidados a integrar o projeto já este ano, entre os quais Ourém, acompanhado de Ferreira do Zêzere, Sardoal e Tomar.
O Congresso do Desporto tem vindo a passar por todos os Municípios aderentes, sempre com temáticas e matérias diferentes, de forma a tornar-se num evento mais rico e abrangente.
Após este périplo por todos os Municípios envolvidos, os assuntos em debate vão integrar uma publicação, onde ficarão registados todos os temas abordados.
Ourém acolheu o evento pela primeira vez, com um programa que integrou um leque variado de oradores e temáticas tão abrangentes quanto importantes, no âmbito da promoção do Envelhecimento Saudável.
Daniela Anéis, psicóloga clínica desde 2009, falou sobre a importância do exercício físico em qualquer idade, na saúde mental e física, gestão do stress, sedentarismo e doença crónica.
Seguiu-se a Dra. Ana Santos, psicomotricista que apresentou o projeto de Dança Sénior.
Já os programas municipais de Desporto e Atividade Física e a importância destes na vida dos seniores, foram as matérias abordou pela técnica do Município Suse Lopes, enquanto que Nuno Santos, formador especializado nas áreas do Exercício e Saúde, apresentou temas sobre programas de exercício em terra e água, seus prós e contras.
O debate foi moderado pela Dr.ª Fátima Ramalho, Professora Adjunta na Escola Superior de Desporto de Rio Maior.
O Município de Ourém agradece a presença e o excelente contributo dado por todos os oradores neste Fórum, bem como a todos quantos se inscreveram e quiseram assistir, na certeza de que a sua participação foi bastante proveitosa, numa tarde de verdadeira partilha de conhecimentos e experiências.
Um agradecimento especial ainda à Associação Sénior de Ourém pela sua presença no Fórum, com uma brilhante prestação musical.
Enquanto membro do Projeto “Congresso do Desporto”, o Município de Ourém espera poder continuar a desenvolver dinâmicas e iniciativas tão interessantes quanto esta num futuro próximo.
Operação Integrada de Gestão da Paisagem Serras do Norte de Ourém
Antes de tudo, queremos reiterar a nossa satisfação pelo esforço de TODOS para que o projeto da Operação Integrada de Gestão da Paisagem relativo à Área Integrada de Gestão da Paisagem Serras do Norte de Ourém, depois de submetido a discussão pública (entre os dias 15 de julho e 28 de agosto de 2024), fosse aprovado pela ADN – Associação de Desenvolvimento Serras Norte de Ourém, no pretérito dia 06 de setembro.
Salientamos e é motivo de regozijo, que 6 meses após a ADN assinar o contrato para desenvolvimento da OIGP, a versão final deste documento estruturante para a concretização dos investimentos na Área Integrada de Gestão da Paisagem, estivesse concluída e instruída com todos os elementos para apreciação das entidades externas.
É, pois, uma grande honra, que a AIGP-SNO faça parte de um lote restrito das 70 AIGP que serão executadas no País (47 da 1.ª fase mais 23 da 2.ª fase). Uma candidatura exigente, considerando que foram submetidas 237, mas aliciante, atendendo ao financiamento das ações a taxa de 100%.
Mas o processo ainda não está concluído.
Assim, uma vez elaborado (aprovado pela Associação) o projeto de OIGP, será enviado nos próximos dias para parecer no âmbito da conferência procedimental. Posteriormente será submetida a aprovação pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas governativas da proteção civil, das autarquias locais, das florestas, do ordenamento do território, da agricultura e do desenvolvimento rural, e onde será fixado o montante de financiamento máximo elegível para as ações de investimento e a remuneração anual para os apoios à manutenção a 20 anos.
Trata-se, portanto, de um instrumento incontornável para o desenvolvimento, para a concretização de um espaço agro-florestal ordenado, resiliente, sustentável e viável economicamente, orientado para e pelas comunidades locais, produtores e proprietários rurais, numa área do Nosso Concelho atingida sistematicamente pelo flagelo de grandes incêndios.
Uma última palavra, para agradecer e reconhecer o esforço e dedicação da Direção da Associação de Desenvolvimento Serras Norte de Ourém.
Muito Obrigado.
Música aGosto / Fins de tarde na Vila Medieval / 1.ª Edição Festival “Sustentabilidade e alimentação vegetariana”
Na sua 5.ª edição, o evento “Música a gosto” é já presença assídua nas noites de verão da cidade de Ourém, entre julho e setembro, às quintas e sextas-feiras, alternadamente, no Jardim Municipal Le Plessis-Trévise e na Praça Dr. Agostinho Albano de Almeida.
No total, foram 12 noites de espetáculos, com outras tantas bandas e artistas do nosso concelho a pisarem o palco e a oferecerem aos ourienses concertos com diversos estilos musicais.
O “Música a gosto” é um evento que surgiu no pressuposto de valorizar, promover e divulgar o magnífico trabalho e o talento inquestionável dos artistas do nosso concelho.
Em setembro, durante os dias 06, 07 e 08 decorreu a iniciativa Fins de Tarde na Vila Medieval, incluída na candidatura de apoio à programação submetida pelo Teatro Municipal de Ourém à DGArtes. Com produção do Teatro Municipal de Ourém, durante três dias passaram pelos diferentes espaços da Vila Medieval, nomeadamente Anfiteatro dos Torreões, Escadinhas Sociedade Filarmónica e Praça do Pelourinho, centenas de pessoas que procuraram usufruir de uma programação mais intimista proporcionando ao público diversidade na música. Ao mesmo tempo desempenhava-se o papel de visitante, tendo a oportunidade (re)conhecer o riquíssimo património histórico da Vila Medieval. Nomes sonantes como André Henriques, Milhanas, Luísa Sobral, Tó Trips (que regressa à Vila Medieval pela terceira vez), entre outros, fizeram parte da programação, que inevitavelmente além da diversidade cultural contribuiu para a promoção turística do concelho.
Em simultâneo decorreu a 1ª edição do Festival “Sustentabilidade e Alimentação Vegetariana”, uma organização liderada pela Santa Casa da Misericórdia de Fátima – Ourém, em parceria com o Município de Ourém, foi realizada – um evento que articula a sustentabilidade, a qualidade de vida das pessoas, a proteção da natureza e dos animais.
A Vila Medieval de Ourém recebeu um alargado leque de prestigiados oradores e formadores de renome nas áreas da gastronomia e da sustentabilidade, que possibilitaram a realização de um conjunto de iniciativas diversificadas e inovadoras no nosso concelho, com uma programação para todas as idades e distribuída por vários espaços da Vila Medieval de Ourém: degustação gastronómica, na Ucharia do Conde; uma zona expositiva dedicada a marcas com produtos e serviços que se enquadram no nicho vegano e que promovem uma componente Sustentável e/ou de Economia Circular, alimentação baseada em iguarias da cozinha de base vegetal, animação infantil, palestras e masterclasses com especialistas e investigadores na área yoga e showcookings, na Praça de Armas e uma venda da bagageira, junto à antiga escola primária.
Conforme referido pela Organização, este evento constituiu uma excelente oportunidade para a dinamização de um programa em família e que permitiu conhecer as tendências da gastronomia vegana e da sustentabilidade.
Estes três eventos, “Música a gosto, Fins de tarde na Vila Medieval e do Festival Sustentabilidade e Alimentação Vegetariana”, são apenas alguns exemplos da dinâmica cultural do concelho de Ourém, que tem vindo a ganhar grande dimensão, não só pelo aumento da oferta, mas também pela qualidade que tem vindo a apresentar.
O Município de Ourém agradece a participação de todas as bandas e artistas do “Música a gosto”, que realizaram concertos incríveis e que trouxeram mais cor e animação às noites de Ourém.
No âmbito dos “Fins de tarde na Vila Medieval e do Festival “Sustentabilidade e Alimentação Vegetariana, um muito obrigado aos protagonistas dos espetáculos e a todos os intervenientes.
O agradecimento é extensível aos colaboradores do Município envolvidos na organização destes eventos.
Finalmente, um agradecimento especial aos muitos ourienses que prestigiaram estas três iniciativas com a sua presença, que é sempre fundamental em tudo o que o Município proporciona.