EN FR PT ES

Declarações da Reunião da Câmara Municipal – 06 de julho

8 Julho, 2020

O Presidente Luís Miguel Albuquerque expôs uma declaração na reunião de Câmara de 6 de julho sobre o ranking das escolas recentemente publicado, onde manifestou a sua satisfação com os resultados obtidos pelas escolas e colégios concelhios, com destaque para os resultados de excelência alcançados pelo Centro de Estudos de Fátima e Colégio São Miguel.

A Vereadora-Executiva Isabel Costa apresentou uma declaração subordinada ao 11º Aniversário do Museu Municipal de Ourém, efeméride que se celebrou no passado dia 4 de julho com um vasto programa e que contemplou a realização de um peddy-paper, o lançamento do livro “Artur de Oliveira Santos – um Republicano Idealista” e ainda a transmissão online do concerto da artista oureense “Bia Maria”.

Disponibilizamos aqui e na íntegra as declarações em causa.

 

RANKING ESCOLAS 2019

“Foram recentemente divulgados os Rankings das escolas referentes ao ano de 2019. As escolas do nosso concelho apresentam, mais uma vez, resultados muito positivos e de relevo, destacando-se a nível distrital, nos resultados do Ensino secundário, o Centro de Estudos de Fátima e o Colégio São Miguel, que ocupam a primeira e segunda posição, respetivamente, e a escola Secundária de Ourém a sexta posição, num total de 23 escolas. A nível nacional destaca-se, mais uma vez, o Colégio de S. Miguel com o 2.º lugar no ranking de sucesso do Ensino Secundário.

Os rankings, nem sempre refletem o trabalho desenvolvido pelas escolas e seus agentes educativos, mas são um indicador, e atendendo aos diferentes contextos socioeducativos, considero que as escolas do município apresentam globalmente bons resultados. Assim felicito, em nome do município, todas as escolas do concelho e de forma especial o Centro de Estudos de Fátima e o Colégio São Miguel pelos resultados de excelência.

Atendendo ao período que vivenciamos, e agora que está praticamente findo o ano letivo, envio uma mensagem de gratidão e reconhecimento a todos os agentes educativos: Professores, Alunos, Assistentes Técnicos e Operacionais, pelo excelente trabalho desenvolvido, especialmente nestes últimos meses, onde todos, de alguma forma, se tiveram de “reinventar”, procurando minimizar a exclusão e especialmente a infoexclusão, em que não deixar nenhuma criança ou jovem pelo caminho é um desígnio e simultaneamente um desafio.  Da parte do município, tudo fizemos para que o trabalho das escolas fosse o mais profícuo, inclusivo e abrangente possível.

Por último, e uma vez que se iniciou hoje a primeira fase dos exames do ensino secundário, endereço votos de sucesso e de “boa sorte” aos alunos e respetivas famílias”.

 

11.º ANIVERSÁRIO DO MUSEU MUNICIPAL DE OURÉM

“O Município de Ourém assinalou, no passado dia 4 de julho, o 11.º aniversário do Museu Municipal de Ourém com um programa variado.

As comemorações iniciaram-se, na Casa do Administrador, núcleo expositivo do Museu Municipal de Ourém, com a estreia da atividade de peddy-paper EXPLORAR OURÉM que percorreu as ruas da cidade. Esta atividade teve como principais objetivos estimular a (re)descoberta do património histórico e cultural de Ourém e promover o convívio entre famílias e amigos.

O lançamento do livro “Artur de Oliveira Santos – um Republicano Idealista” da autoria de José Manuel Dias Poças das Neves, outra das atividades que engrandeceram a programação do Aniversário, ocorreu nas instalações do Auditório Cultural dos Paços do Concelho.

Artur de Oliveira Santos, antigo Administrador deste Concelho viveu grande parte da sua vida em Vila Nova de Ourém, na casa que hoje conhecemos como Casa do Administrador, um dos núcleos expositivos do museu.

O estudo que deu origem ao livro apresentado, valeu ao investigador José Manuel Poças das Neves, o Prémio Villa Portela 2018, uma distinção que premeia investigações no âmbito da história local e patrimonial.

O Município reconhecendo o mérito e rigor do estudo apresentado, não hesitou em apoiar a edição do livro.

A cerimónia contou com a presença e intervenção de Fernando Mão de Ferro, responsável das Edições Colibri, de Marco Daniel Duarte, Diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, que prefaciou e apresentou a obra.

As comemorações do aniversário do museu terminaram com a transmissão do concerto gravado da artista oureense “Bia Maria”. O concerto acolheu boa recetividade por parte do público tendo registado 5 mil e 500 visualizações em menos de 48h”.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados