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CE Misericórdias recebeu rastreios à acuidade visual e auditiva

7 Fevereiro, 2023

Como resultado da colaboração entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, o Município de Ourém e o ACES Médio Tejo, os alunos do pré-escolar do Centro Escolar das Misericórdias realizaram esta segunda-feira (6 de fevereiro) um conjunto de testes para avaliar a sua acuidade visual e auditiva. Esta iniciativa está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação (PEDIME), projeto já implementado em Ourém com a criação do Centro Local para a Promoção do Sucesso Educativo, que tem intervenção nas áreas da psicologia, da terapia da fala e nutrição junto de toda a comunidade escolar.

A ação pioneira desenvolvida no Centro Escolar das Misericórdias teve como principal objetivo rastrear e despistar problemas visuais e auditivos que condicionem o normal desenvolvimento da criança, identificando e corrigindo eventuais dificuldades que possam interferir negativamente no processo de aprendizagem. Ao abrigo do projeto “Promoção do Sucesso Escolar no Médio Tejo – Correção de Problemas Visuais e Auditivos”, que teve início em 2016, foram já rastreados cerca de 5000 alunos de diferentes estabelecimentos escolares do Médio Tejo.  O projeto pretende avaliar a visão e audição de todas as crianças que frequentam o último ano do ensino pré-escolar, nos Jardins de Infância da rede pública dos 13 concelhos que integram a área geográfica do Médio Tejo, e encaminhar as crianças para consultas de especialidade mediante as situações sinalizadas.

No Centro Escolar das Misericórdias, a acompanhar a iniciativa estiveram a Vereadora da Câmara Municipal de Ourém com o pelouro da Educação, Micaela Durão, o Secretário Intermunicipal da CIM Médio Tejo, Jorge Simões, a Diretora Executiva do ACES Médio Tejo, Diana Leiria e o Diretor do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, Diogo Alves.

A Vereadora Micaela Durão destacou a importância da medida que permite a deteção precoce de problemas visuais e auditivos, garantindo que todos os alunos têm as mesmas condições no acesso ao conhecimento. Enalteceu também a pertinência do PEDIME, que segundo a autarca “tem sido determinante nas nossas escolas e dado respostas a muitos problemas”, tornando-se um projeto “fundamental para a aprendizagem dos nossos alunos e para o seu sucesso escolar”.

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