EN FR PT ES

Carlos André apresentou a sua mais recente obra em Ourém

19 Novembro, 2021

Carlos Ascenso André apresentou esta sexta-feira, na Sala Estúdio do Teatro Municipal de Ourém, o livro “Eneida de Virgílio Adaptada para Jovens”. Após o lançamento da tradução do clássico de Virgílio no decorrer do ano de 2020 (processo de tradução que demorou cerca de 6 anos), o escritor apresentou agora uma versão mais acessível desta grande epopeia na terra sobre a qual declara: “Sinto-me muito bem em Ourém”.

A apresentação do livro “Eneida de Virgílio Adaptada para Jovens” contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, que na abertura da sessão manifestou o seu regozijo por Ourém contar com Carlos André como conterrâneo, enquanto figura que continua a dar importantes contributos para o panorama cultural concelhio e nacional. Luís Miguel Albuquerque salientou também o seu agrado por esta iniciativa decorrer na Sala Estúdio do Teatro Municipal de Ourém, espaço com todas as condições e de portas abertas para receber estes eventos.

Seguiu-se a apresentação da obra pelo Professor José Sousa Dias, que antes enalteceu o percurso profissional de Carlos André e também as suas virtudes pessoais. A contextualização da obra e a leitura de alguns trechos reforçaram a convicção de que se trata de “uma adaptação de grande qualidade”, com linguagem acessível mas rica e um grande “respeito pela obra do grande poeta Virgílio”.

Carlos André dirigiu um agradecimento a todos os presentes e lembrou que há cerca de 30 anos havia apresentado a sua segunda obra no nosso concelho, sublinhando a forte ligação que mantém com o Município de Ourém. O autor refere que a Eneida é um dos livros da sua vida e que esse fascínio se deve ao facto de “ser um livro de seres humanos”. O trabalho desenvolvido implicou um processo de simplificação com o objetivo de “tornar um grande poema acessível a toda a gente”, sem desvirtuar a essência da obra, que qualifica como “uma obra prima da cultura ocidental”. De facto, o livro “Eneida de Virgílio Adaptada para Jovens” é um romance com linguagem simples e Carlos André teve a capacidade para transformar este clássico da cultura latina num livro de aventuras acessível a todos.

A apresentação do livro contou com uma vasta plateia, entre os quais o Presidente da Assembleia Municipal, João Moura, os Vereadores da Câmara Municipal, Natálio Reis, Isabel Costa, Humberto Antunes e Micaela Durão e o Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, Luís Serras de Sousa, e encerrou com a habitual sessão de autógrafos.

Carlos Ascenso André (1953) foi professor de línguas e literaturas clássicas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Nela se doutorou em 1990, antes de passar pela China e por Macau, onde assumiu funções diretivas no Instituto Politécnico de Macau. Tem uma longa carreira dedicada ao estudo e à tradução de literatura latina – seja a da época clássica (Cícero, Virgílio, Ovídio, Séneca), seja a do Renascimento – e aos estudos camonianos. Foi Visiting Professor em várias universidades estrangeiras, como a Universidade da Ásia Oriental, além das de Hamburgo, Gotinga e Poitiers. Escolheu Ourém há décadas e os oureenses reconhecem-no como um dos grandes e um dos seus.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados