A Câmara Municipal de Ourém concretizou, durante a tarde deste domingo, a assinatura dos protocolos de apoio ao associativismo concelhio com os diferentes representantes das coletividades oureenses. Numa cerimónia simples, realizada na Praça Mouzinho de Albuquerque, o Presidente da Câmara destacou “o momento de transição no apoio ao associativismo do concelho”, graças à recente aprovação do novo Regulamento de Apoio ao Associativismo que permitiu a atribuição com mais equidade e justiça de um valor sem precedentes, correspondente a um aumento a rondar os 85% em relação ao ano transato.
A cerimónia reservada a representantes das associações e convidados contou com três atuações protagonizadas pela Arabesque – Academia de Dança, Acrobatikdays – Clube Ginástica de Fátima e AMBO – Academia de Música Banda de Ourém. Além destas exibições de diferentes vertentes desportivas e artísticas e do momento solene de assinatura dos protocolos, tomaram a palavra o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque e o Presidente da Assembleia Municipal, João Moura.
O Presidente da AMO destacou a importância da intervenção dos Municípios enquanto “garante da atividade cultural e desportiva no nosso País”, enaltecendo “a coragem da Câmara Municipal” na definição do novo Regulamento de Apoio ao Associativismo que pretende valorizar e apoiar estas entidades com maior igualdade e rigor. João Moura deixou também uma palavra de reconhecimento a todos aqueles que dedicam algum do seu tempo ao associativismo concelhio, já que constitui “um dos grandes impulsionadores da sociedade oureense”.
“O associativismo é uma grande riqueza do concelho que tem que ser apoiada e preservada”, começou por dizer Luís Miguel Albuquerque ao iniciar a sua intervenção, sublinhando que é muitas vezes fundamental para a dinâmica das comunidades de determinadas localidades e “representa a identidade de um povo”. O Presidente da Câmara sublinhou o trabalho desenvolvido por todos os dirigentes associativos e manifestou o seu regozijo por agora as associações disporem de mais meios e recursos para a prossecução das suas atividades, tendo na sua base um regulamento que promove “mais transparência, objetividade e justiça na atribuição de valores”. O Presidente anunciou ainda que as associações passarão a poder apresentar as candidaturas aos apoios para 2021 a partir de setembro deste ano e rapidamente terão noção do valor a atribuir pela autarquia, possibilitando uma definição mais concreta e realista do seu plano de atividades.
Os Vereadores Natálio Reis e Rui Vital também participaram nesta cerimónia dedicada às associações culturais, desportivas e recreativas do nosso concelho, que são agora avaliadas segundo critérios mais justos, objetivos e igualitários, valorizando as entidades que têm mais dinâmica e atividades e trazendo previsibilidade e segurança quanto aos apoios dos anos seguintes.
O novo Regulamento de Apoio ao Associativismo oureense define as normas e os tipos de apoios a atribuir pela Câmara Municipal, através de uma fórmula baseada na atribuição de pontos, permitindo que os mesmos sejam convertidos em valor pecuniário para as associações em função do número de praticantes, modalidades e campeonatos que se encontrem a disputar. O valor de cada ponto é definido anualmente em reunião de Câmara, de acordo com as características das associações e dos critérios definidos no regulamento. Este novo documento pretende incentivar as associações a promoverem as práticas desportivas, culturais e recreativas que lhes são inerentes, dispondo de mais recursos para o efeito.