EN FR PT ES

BTL – Turismo Religioso | Dia 2

14 Março, 2025
O segundo dia do espaço dedicado ao turismo religioso na Better Tourism Lisbon 2025, sob a responsabilidade da Câmara Municipal de Ourém, prosseguiu com uma programação rica e diversificada, no segundo dia do evento que decorre na FIL até dia 16 de março.
O dia 13 de março iniciou-se com a apresentação do livro “Nas Raízes de Fátima – Histórias Inesquecíveis de Peregrinos”, da autoria de Eliana Oliveira, promovida pelo Município de Ourém. No mesmo espaço, a Pastoral do Turismo e o SNBCI deram a conhecer o Gabinete de Apoio aos Peregrinos em Lisboa, proporcionando ainda uma prova comentada de licor de Singeverga, produzido pelo Mosteiro de Singeverga.
Ainda de manhã , decorreu a apresentação “O Santuário da Rainha | Epicentro da Vila Renascentista Património da Humanidade”, dinamizada pelo Município de Vila Viçosa e pelo Santuário de Nossa Senhora da Conceição, com a participação do arquiteto Nuno Lopes.
A terminar, o Município da Guarda destacou o “Roteiro Caminhos de Fé e Paz”, promovendo uma degustação de produtos típicos de Guarda, Belmonte e Gouveia.
Durante a tarde , a temática do turismo religioso foi debatida na mesa-redonda “Como promover o Turismo Religioso?”, organizada pelo Turismo de Portugal em parceria com o Município de Ourém.
Seguiu-se uma degustação de produtos tradicionais de Arcos de Valdevez, promovida pelo respetivo município. O destaque cultural da tarde incluiu a apresentação da Catedral de Lamego, dinamizada pelo próprio Município e pela Pastoral de Turismo da Diocese de Lamego, onde participaram os Cónegos Filipe Pereira e José Ferreira.
O Município de Loulé esteve também em destaque esta tarde com “Mãe Soberana – Média-Arte Digital, Água e Fé”, apresentada por Andreia Pintassilgo do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, e “Homens do Andor: A singularidade duma fé”, protagonizada pelo Padre. Carlos Aquino, Horácio Ferreira e os homens do andor.
A programação incluiu ainda a intervenção do Município de Terras de Bouro, que destacou a importância do turismo religioso através da devoção a S. Bento da Porta Aberta, acompanhada de uma degustação de produtos locais e doces conventuais.
O dia culminou com um momento musical especial: “Fados ao Santo António”, interpretado pelo fadista José Quaresma, acompanhado por guitarra portuguesa e viola de fado, numa iniciativa da Pastoral do Turismo e SNBCI.
Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2025 - Todos os direitos reservados