EN FR PT ES

BTL – Turismo Religioso | Dia 1

13 Março, 2025
O Município de Ourém marcou presença, pelo segundo ano consecutivo, na Better Tourism Lisbon (BTL), sendo responsável pela organização e dinamização do palco dedicado ao turismo religioso. Entre os dias 12 e 16, este espaço reúne 18 entidades e visa promover o vasto património espiritual e cultural dos vários destinos presentes:
ACISO Associação Empresarial Ourém Fátima, Câmara Municipal de Loulé, Centro Nacional de Cultura, Câmara Municipal de Castelo de Vide, Caminhos de Fátima, Shrines of Europe, VianaFestas – Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo, Município de Braga, Município da Guarda, Município de Trancoso, Município de Arcos de Valdevez, Município de Lamego, Município de Vila Viçosa, Município de Terras de Bouro, Pastoral do Turismo – Portugal, Município de Pombal e Município de Sardoal.
A programação do primeiro dia contou com diversas iniciativas que sublinharam a importância do turismo religioso e a riqueza gastronómica associada às peregrinações e tradições espirituais. Após uma breve cerimónia de abertura, decorreu uma degustação de vinho de missa e doces de romaria, dinamizada pelo Município de Braga e, ainda no período da manhã, foi a vez do Município de Ourém promover uma prova do reconhecido Vinho Medieval de Ourém, acompanhada de uma prova de produtos locais, numa iniciativa realizada em parceria com a Escola de Hotelaria de Fátima.
Durante a tarde, decorreram várias apresentações temáticas: A Associação Caminhos de Fátima apresentou “No caminho do Centenário: O património que nos alimenta a alma”, acompanhada pela degustação de produtos típicos. Seguiu-se a apresentação da “Rota dos Templários Portugal”, dinamizada pelo Turismo de Portugal, Turismo do Centro de Portugal, Comunidade Intermunicipal Médio Tejo e Município de Tomar, momento que incluiu a assinatura de uma adenda ao Protocolo de Colaboração entre os parceiros e uma prova de produtos tradicionais do Médio Tejo.
O Centro Nacional de Cultura e a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo deram a conhecer a iniciativa “Caminho do Médio Tejo”, que integra três itinerários distintos. Logo depois, Castelo de Vide apresentou o seu património judaico, promovendo uma degustação de sarapatel e boleima. O dia encerrou com a apresentação do Convento dos Cardaes, organizada pela Pastoral do Turismo e SNBCI, acompanhada por uma prova de bolinhos conventuais.
Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2025 - Todos os direitos reservados