EN FR PT ES

Assembleia Municipal Extraordinária – 04 de julho

4 Julho, 2023

Esta terça-feira, 04 de julho, a Assembleia Municipal de Ourém (AMO) reuniu em sessão extraordinária, sobre o tema “Prestação de Cuidados de Saúde no Concelho de Ourém: Realidade e Futuro”, no Auditório Cultural dos Paços do Concelho.

Este ponto da Ordem do Dia teve início com as intervenções das bancadas parlamentares, do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, do Presidente do Conselho da Administração do Centro Hospitalar de Leiria, Licínio Carvalho, do membro do Secretariado Regional do Sindicato Independente dos Médicos, João Paulo Simões, e do representante da Ordem dos Enfermeiros e Tesoureiro do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Sul, Rui Alves.

Luís Miguel Albuquerque começou por apresentar um vídeo que demonstrou que o tema da saúde não é um problema de agora, mas sim de décadas, e que se vive a nível nacional. Complementou ainda que os concelhos do Médio Tejo têm carência de médicos de família, enfermeiros e assistentes técnicos.

Licínio Carvalho referiu que 1,7 milhões de portugueses não têm médicos de família e que Ourém encontra-se numa situação particular.  João Paulo Simões considerou que as ULS podem ser um ponto de viragem na contratação mais rápida de médicos de família. Rui Alves defendeu que os utentes precisam dos polos abertos aos fins de semana e feriados.

Ainda nesta reunião, houve um período de intervenção aberto a todos os presentes de forma a discutir as várias opiniões e sugestões, onde o Edil e os convidados responderam a todas as questões colocadas.

O Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, lamentou a não participação do público oureense.

Foi ainda proposta uma moção, que foi aprovada por unanimidade, e que será posteriormente encaminhada para as entidades competentes. Esta moção tem como intuito manifestar a sua deliberação, que visa exigir médicos de família, repor o serviço permanente no Centro de Saúde de Ourém e solicitar uma reunião urgente com o Ministro da Saúde, entre outros pontos.

A questão central desta sessão extraordinária foi o incontornável tema da saúde no concelho de Ourém, nomeadamente a carência de médicos de família e a prestação de serviços primários de saúde aos habitantes do concelho. Assim sendo, ficou mais uma vez reforçada a necessidade de promover melhorias e encontrar soluções para o problema junto das entidades competentes.

A Assembleia Municipal aprovou ainda, por unanimidade, entradas gratuitas para IPSS’s nas Piscinas Municipais de Ourém, na Época Balnear 2023.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados