O Município de Ourém assinalou, à semelhança dos anos anteriores, a Abertura Oficial do Ano Letivo 2023/24, com duas sessões dedicadas ao pessoal docente e não docente:
A belíssima paisagem natural do Agroal foi o cenário escolhido para receber os profissionais que compõem o pessoal não-docente ao serviço dos estabelecimentos de ensino do concelho de Ourém.
Os convidados foram recebidos, pelos serviços municipais, no Parque Natureza do Agroal de onde partiram, num agradável passeio pelo passadiço do Agroal até à Praia Fluvial.
Aí tiveram a oportunidade de realizar e experimentar várias atividades lúdicas e desportivas, promovendo o espírito coletivo e proporcionando um momento de inclusão aos novos membros.
Luís Miguel Albuquerque e a Vereadora Micaela Durão, associaram-se à iniciativa, endereçando uma palavra de boas-vindas para o período escolar que agora se inicia, reiterando o empenho camarário na vertente educativa e fazendo votos de que o ano letivo 23/24 corra da melhor forma.
No dia 7 de setembro, a sala principal do Teatro Municipal de Ourém acolheu a cerimónia de Abertura Oficial do Ano Letivo 2023/24 dedicada à docência.
As honras da casa foram feitas pelo Presidente da Câmara e pela Vereadora da Educação, Micaela Durão, que receberam os participantes, numa sessão de abertura que contou também com as intervenções de Agripina Vieira, Diretora do Centro de Formação “Os Templários”, Pedro Florêncio, Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo e o próprio Luís Miguel Albuquerque.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém deu as boas vindas a todos os docentes, aproveitando a oportunidade para desejar a todos um tranquilo e profícuo ano letivo.
Fez ainda um retrato territorial, demográfico e económico do nosso concelho, especialmente para os professores recém-chegados, destacando os aspetos mais marcantes de um território de caraterísticas únicas e de elevado valor natural e patrimonial.
O Presidente da Câmara Municipal de Ourém reiterou ainda o empenho no projeto educativo local, assim como o papel colaborativo do Município de Ourém com as instituições de ensino, destacando a importância de uma educação de excelência.
Apresentou ainda alguns dados: Mais de 7000 alunos inscritos neste novo Ano Letivo (mais 460 relativamente ao início do ano letivo anterior) e um investimento que supera os 3 milhões de euros ao nível de transportes, alimentação, AEC, ação social, etc. O ano letivo que agora se inicia já vai contar com o novo Centro Escolar de Atouguia, recém-construído, bem como o agora requalificado Edifício Escolar EB 2/3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, em Caxarias.
Integrado no programa da sessão, João Aidos, Diretor artístico do TMO, subiu a palco para a apresentar a edição deste ano do Festival de Setembro, que decorre entre o dia 8 e 10 de setembro, na Vila Medieval de Ourém, subordinada ao tema “Nós, migrantes”.
A sessão incluiu ainda a habitual homenagem aos docentes aposentados no ano letivo 2022/2023, um momento de elevado valor simbólico e afetivo e que destaca professores que terminaram agora a sua carreira de entrega à causa pública na área da educação.
Como vem sendo habitual, a abertura do ano letivo incluiu uma componente de partilha de experiência e saber. Este ano dedicada ao tema “Desafios e Caminhos na Educação”, foram três os interlocutores que apresentaram os seus contributos:
Pedro Cunha, Diretor Geral de Educação, trouxe a sua visão sobre dinâmicas educativas, com especial destaque para a equidade e inclusão. Usando abordagens inovadoras, baseadas na sua experiência, Pedro Cunha debruçou-se, para além de outros aspetos, na garantia de aprendizagem em meio escolar, aflorando os vários paradigmas que ao longo da história têm vindo a ser considerados.
Adelaide Franco, Fundadora da Mindset Plus, por sua vez, apresentou “Um novo olhar para o novo ano escolar”, trazendo 3 temas para reflexão: “Cuidar é preciso”, “Uma escola com os olhos no futuro” e “A Mudança na Gestão Educativa”. Adelaide Franco abordou um vasto conjunto de temas, entre os quais, a educação 4.0, top competências, disrupções ou metacognição, levantando também um pouco do véu relativamente ao novo modelo de gestão educativa municipal.
Luís Tavares, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, trouxe à discussão um conjunto de desafios para a prática na ótica da psicologia e saúde mental, num cada vez mais complexo contexto educativo. De entre temas como o envolvimento cognitivo e emocional, ou a educação inclusiva, Luís Tavares realçou o apoio tutorial (específico ou com caráter mais preventivo), um projeto que o próprio abraçou e no qual reconhece grande mérito e resultados muitos positivos.
A cerimónia de Abertura Oficial do Ano Letivo 2023/24 para o pessoal docente terminou com a participação da Arabesque – Academia de Dança, que mais uma vez abrilhantou este evento com uma atuação levada a cabo pelos seus alunos.