EN FR PT ES

Reunião de Câmara 3 dezembro – Declarações

4 Dezembro, 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, apresentou, na Reunião de Câmara Pública de 3 de dezembro, uma declaração relativa ao reconhecimento de que o Município de Ourém foi alvo pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto. Luís Miguel Albuquerque apresentou igualmente um voto de reconhecimento ao Grupo da Diferença, pela organização do espetáculo “Tarde da Diferença” que decorreu no pretérito dia 2 de dezembro, no cineteatro de Ourém.

Foi ainda apresentada, pela Vereadora Isabel Costa, uma declaração na qual o Executivo Municipal se regozija com a iniciativa da Embaixada da República da Coreia, nomeadamente pela escolha do Concelho de Ourém para o evento de degustação que decorreu recentemente na Escola de Hotelaria de Fátima.

 

 

As declarações apresentadas são aqui disponibilizados na íntegra:

 

Município Amigo do Desporto

O Município de Ourém foi recentemente reconhecido pela APOGESD (Associação Portuguesa de Gestão do Desporto) e pela Cidade Social como “Município Amigo do Desporto”. A adesão de Ourém ao programa concretizou-se no passado dia 29 de novembro com a assinatura do protocolo de colaboração pelo Sr. Presidente da Câmara.

O programa “Município Amigo do Desporto” constitui um grupo de boas práticas e de formação ao modelo de intervenção dos municípios no desenvolvimento desportivo, nomeadamente na organização, planeamento de instalações e eventos desportivos que promovam a atividade física, para a melhoria da qualidade de vida da população.

A integração do Município de Ourém neste programa irá permitir que, em colaboração com o a APOGESD, a plataforma Cidade Social e com o apoio do Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, se passe a monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal.

Neste momento, no distrito de Santarém, das 21 câmaras existentes, apenas 7 integram este programa, sendo Ourém uma delas.

 

Tarde da Diferença

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, realizou-se o espetáculo intitulado “Tarde da Diferença”, no dia 02 de dezembro de 2018, no Cineteatro de Ourém, pelas 15h.

A atividade foi dinamizada pelo Grupo da Diferença do qual fazem parte as instituições do Concelho que intervêm na área da Deficiência: Centro de Reabilitação e Integração de Ourém (CRIO), Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), Escola de Educação Especial “Os Moinhos” (E.E.E. “Os Moinhos”), Centro João Paulo II (CJPII) e Casa do Bom Samaritano, em colaboração com a Câmara Municipal de Ourém.

O evento teve como objetivos: sensibilizar a comunidade para a problemática da deficiência, promovendo a mudança de atitude, nomeadamente a compreensão e aceitação pela diferença; promover o convívio entre as pessoas, facilitando a interação com a comunidade; promover as capacidades, potencialidades das pessoas com deficiência, contribuindo para o seu crescimento e valorização pessoal e a sua integração social.

O Programa contou, na primeira parte, com as atuações das diversas instituições pertencentes ao Grupo da Diferença, em áreas tão diversas como a música, dança, o teatro entre outras. Na segunda parte contou com a participação do artista David Antunes que apadrinhou o evento.

Enquanto Presidente da Câmara, manifesto o meu apreço, estima e agradecimento para com estas instituições e todos os seus funcionários e corpos dirigentes, que prestam um serviço de excelência e que são um exemplo para todos nós.

Embaixada da República da Coreia – Jantar tradicional Sul Coreano em Ourém

Do decurso de contactos já estabelecidos entre a Embaixada da República da Coreia e o Município de Ourém, a referida Embaixada manifestou e concretizou a intenção de realizar um jantar de gastronomia Sul Coreana no Concelho de Ourém.

O jantar decorreu na passada sexta-feira, dia 30 de novembro, na Escola de Hotelaria de Fátima, e beneficiou da confeção dirigida por quatro Chef’s de Universidade Coreana, contando também com o apoio da INSIGNARE EHF – Escola Profissional de Hotelaria de Fátima na preparação do processo de acolhimento.

A cerimónia teve como propósitos dar a conhecer tradições culturais Sul Coreanas na área da gastronomia a Portugal, especificamente, ao concelho de Ourém enquanto Município que acolhe o Santuário de Fátima, e fomentar oportunidades para a afirmação de relações comerciais, designadamente através do investimento económico na área da restauração no Município anfitrião. Esta manifestação está contextualizada na forte afluência turística do mercado asiático, expresso nomeadamente na Coreia do Sul, que representa cerca de 60 000 dormidas anuais na cidade de Fátima, que se traduz num importante potencial turístico para a região.

O Executivo Municipal regozija-se com a iniciativa da Embaixada da República da Coreia, pela escolha do Concelho de Ourém para este evento de degustação, e agradece a colaboração da INSIGNARE EHF e demais entidades parceiras que contribuíram para o sucesso do evento.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados