A Quinta do Casalinho Farto, em Fátima, acolheu na noite de 25 de maio o XIX Encontro de Empresários, momento aproveitado para celebrar o 80º aniversário da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, que contou com uma intervenção de Luís Marques Mendes sobre “Os Desafios do Futuro, na Europa e em Portugal”.
Purificação Reis, Presidente da ACISO, deu início ao jantar conferência com uma intervenção onde sublinhou que “a longevidade da ACISO só foi possível graças aos seus associados”, fazendo uma retrospetiva do percurso da associação empresarial ao longo dos seus 80 anos de vida, até se afirmar como “uma associação empresarial de referência”. A Presidente da ACISO lembrou os presentes que o concelho vai voltar a receber, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco, “momento de grande relevância onde todos devemos contribuir para um espaço urbano mais atrativo, ordenado e cuidado”.
Purificação Reis referiu ainda que este será um ano crucial para algumas decisões nacionais como o novo aeroporto e o plano nacional ferroviário, projetos que “devem responder aos interesses e necessidades da região centro”. A finalizar, informou que a ACISO está a trabalhar na implementação de uma aceleradora de comércio digital que vai envolver 700 estabelecimentos comerciais da região do Médio Tejo e anunciou as datas do próximo Workshop Internacional de Turismo Religioso (22 e 23 de fevereiro de 2024), além da realização do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, evento que acontecerá em simultâneo e em colaboração com o Município de Ourém.
Seguiu-se a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, que começou por enaltecer o papel da ACISO, após “oito décadas a impulsionar a economia local, com um contributo verdadeiramente decisivo para o desenvolvimento do tecido empresarial deste nosso Concelho”. O Edil salientou também a importância de iniciativas como o “Encontro de Empresários”, momento que permite fortalecer o tecido empresarial, além de criar sinergias e novas parcerias.
Reforçou o contributo decisivo dos empresários oureenses para o desenvolvimento do concelho e garantiu que “o Município de Ourém tudo fará para continuar a apoiar as empresas”, seja através da melhoria da rede viária ou de projetos mais ambiciosos como a Área de Acolhimento Empresarial de Freixianda: “um investimento de 4,6 milhões de euros, porque acreditamos na importância deste projeto, e no seu contributo para a geração de riqueza e criação de emprego”. O Presidente da Câmara regozijou-se também com a pujança empresarial do concelho, facto comprovado com o número de empresas com estatuto PME Líder e PME Excelência que Ourém alberga, além de duas das únicas sete empresas do Médio Tejo distinguidas com o Prémio Gazela.
Luís Miguel Albuquerque referiu ainda a relevância da Jornada Mundial da Juventude para a história contemporânea portuguesa, que contempla a vinda do Papa Francisco a Fátima. Neste contexto, o autarca reafirmou “o envolvimento do Município de Ourém, na preparação e logística do evento”, salientando a “excelente oportunidade para darmos continuidade à nossa estratégia de promoção do Concelho de Ourém”. Neste âmbito, o Município vai pôr em prática uma estratégia de promoção do território que vai promover todo o concelho “enquanto destino de eleição ao nível do património artístico, cultural, patrimonial e ambiental”. Luís Miguel Albuquerque encerrou a sua intervenção com uma palavra de reconhecimento a todos os empresários oureenses e com um “agradecimento pelo forte sentido de responsabilidade e pelo contributo decisivo para o desenvolvimento económico e social do nosso território”.
A última intervenção da noite coube ao convidado de honra, Luís Marques Mendes, que dissertou sobre os desafios que se colocam ao tecido empresarial e os caminhos para uma resposta cabal às dificuldades que os empresários enfrentam. Em primeiro lugar, Luís Marques Mendes sublinhou a longevidade e resiliência da ACISO, enquanto associação empresarial fundamental para apoiar os empresários numa lógica de economia global, onde todos devem “conhecer a realidade europeia e mundial e ter noção das tendências”. Com as várias incertezas que reinam no plano internacional e que influenciam a realidade económica, “os empresários não se podem resignar e têm que saber viver com esta realidade”.
No entanto e com mérito do tecido empresarial, “a economia e as exportações continuam a crescer” porque “as empresas estão mais autónomas e independentes da situação política nacional”. O comentador e político realçou também a importância do crescimento do turismo na economia nacional, facto que se deve, mais uma vez, a “uma sociedade civil forte, autónoma e independente”. Defendeu que é “necessária uma visão dinâmica, empreendedora e proativa que vise o crescimento” e que a sociedade deve reivindicar mudanças profundas na política fiscal em Portugal, que permitam “baixar impostos para as pessoas e para as empresas”. A finalizar, Luís Marques Mendes reforçou a importância da noção de estabilidade para um efetivo crescimento económico, realidade que só é possível com um espírito ambicioso que deve ser partilhado por todos.
O “XIX Encontro de Empresários” da ACISO contemplou também uma homenagem aos associados com 50 anos de ligação à associação, numa cerimónia muito participada que contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, dos Vereadores Isabel Costa, Micaela Durão, Humberto Antunes e Gonçalo Bento, vários Presidentes de Junta de Freguesia concelhios, representantes do Santuário de Fátima e das forças de segurança, além dos membros dos órgãos sociais e associados da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima.