EN FR PT ES

Votos de Reconhecimento – Reunião da Câmara de 21 de dezembro

21 Dezembro, 2020

Na Reunião da Câmara Municipal de Ourém de 21 de dezembro foram apresentados três votos de reconhecimento, todos aprovados por unanimidade.

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, expôs um voto dirigido à INSIGNARE – Escola de Hotelaria de Fátima pela distinção do projeto “Cozinhas do Mundo” como “Melhor Projeto Educacional”, no âmbito dos Hospitality Educacion Awards. O Edil apresentou também um voto de reconhecimento ao ex-Comandante Operacional Distrital de Santarém, Mário Silvestre, que foi recentemente promovido a adjunto de Operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A Vereadora com o pelouro da cultura, Isabel Costa, apresentou um voto de reconhecimento destinado ao Santuário de Fátima e ao seu Museu pelo prémio APOM 2020 (Associação Portuguesa de Museologia) na categoria “Intervenção em Conservação e Restauro”. Este prémio deve-se ao trabalho de conservação e restauro desenvolvido no Manto da Rainha D. Amélia, elemento que esteve exposto durante o ano de 2019 na exposição temporária “Vestida de Branco”.

Disponibilizamos aqui e na íntegra os votos de reconhecimento indicados.

 

VOTO DE RECONHECIMENTO – INSIGNARE (ESCOLA DE HOTELARIA DE FÁTIMA)

No passado dia 10 de dezembro, o concelho de Ourém foi o anfitrião da cerimónia de entrega dos Hospitality Educacion Awards, distinção para os prémios da formação turística que reconhecem os melhores projetos, stakeholders e profissionais da área, com organização da Associação Fórum Turismo.

Além do prestígio do evento que decorreu no auditório dos Paços do Concelho, é oportuno o reconhecimento à Insignare – Escola de Hotelaria de Fátima por vencer o prémio para o “Melhor Projecto Educacional”, através da valia do projeto “Cozinhas do Mundo”.

Esta conquista é importante pelo contributo à dignificação das profissões no setor e estimulam a melhoria da qualidade formativa, dando resposta às necessidades das empresas nacionais.

Face ao exposto, na sequência da atribuição da distinção pelos motivos supra, proponho que seja dirigido um voto de reconhecimento à EHF, por continuar a elevar e dignificar o nosso ensino e o nome do concelho de Ourém.

 

VOTO DE RECONHECIMENTO – MÁRIO SILVESTRE

Mário Silvestre assumiu em junho de 2013 as funções de Comandante Distrital da Proteção Civil. E não só assumiu, como se dedicou de corpo e alma, introduzindo mudanças e um novo estilo de liderança a este posto.

O rigor, a disciplina, a competência e eficácia viriam a ser-lhe reconhecidos quatro anos mais tarde, tendo sido reconduzido no cargo.

Pelo caminho enfrentou diversos desafios, épocas de incêndios severas e, como consequência, as alterações legislativas decorrentes das calamidades que o país viveu.

Mas apesar da complexidade do cargo que ocupa e de todas as dificuldades, conseguiu sempre ultrapassar as adversidades.

Carismático e popular entre os operacionais, tratou sempre o bombeiro com respeito e admiração, salvaguardando os seus interesses, lutando pelo reconhecimento destes homens e mulheres e alcançando importantes conquistas, que ditaram melhores condições de trabalho e segurança para o pessoal operacional.

No limite, tomou decisões difíceis, embora sempre de forma ponderada e prudente, mas a sua inteligência, experiência e conhecimento profundo do trabalho que desenvolvia, vieram a revelar-se fundamentais para que essas decisões se viessem a revelar acertadas.

Foi, desde o primeiro dia, um parceiro e amigo do concelho de Ourém, a quem atendeu sempre com preocupação e amizade.

A colaboração entre o Município e o Serviço Municipal de Proteção Civil com o CDOS não poderia ser mais profícua.

Por tudo, mas sobretudo pela gratidão que lhe devemos, propõe-se a atribuição de um voto de reconhecimento a Mário Silvestre pelo excelente trabalho desenvolvido e pela dignidade e profissionalismo com que desempenhou as funções de comandante distrital.

Em breve abraçará um novo cargo, como Adjunto do Comando Operacional Nacional. Só podemos desejar-lhe as maiores felicidades e, acima de tudo, e mais que nunca pelo momento que vivemos, muita saúde para enfrentar mais este desafio!

 

VOTO DE RECONHECIMENTO – MUSEU DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

A 25ª quinta edição dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), realizou-se no passado dia 10 de dezembro numa edição online, em virtude dos tempos de pandemia que estamos a viver. Estes prémios são destinados aos agentes e instituições de museologia portuguesa cujo trabalho se distinguiu nas diversas categorias, sendo atribuídos anualmente pela APOM com o objetivo de incentivar e premiar a criatividade dos museólogos portugueses, reconhecendo o seu contributo e dando visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia no país.

Na mais prestigiada cerimónia de entrega de prémios museológicos em Portugal, o Museu do Santuário de Fátima recebeu o prémio APOM 2020 na categoria “Intervenção em Conservação e Restauro” pela intervenção de conservação e restauro efetuada por uma equipa de especialistas, no Manto da Rainha D. Amélia, que esteve exposto durante o ano de 2019 na exposição temporária “Vestida de Branco”.

O Executivo Municipal felicita a APOM pela iniciativa e endereça ao Santuário de Fátima e ao seu Museu os nossos maiores cumprimentos de felicitação pelo prémio nacional atribuído.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados