EN FR PT ES

Votos de Reconhecimento, de Pesar e Declarações – Reunião de Câmara de 17 de dezembro

19 Dezembro, 2018

A Câmara Municipal de Ourém aprovou na reunião ordinária de Câmara de 17 de dezembro e por unanimidade, a atribuição de três Votos de Reconhecimento e dois de Pesar.

Dos três votos de reconhecimento, um foi dirigido à Escola de Hotelaria de Fátima pela realização do “Jantar à Luz das Estrelas” no âmbito do concurso nacional Jovem Talento de Gastronomia 2018, outro distinguiu o Agrupamento de Escolas Conde de Ourém pelo prémio obtido na edição de 2018 do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio (categoria de Trabalhos Escolares) e por fim um Voto de Reconhecimento pelo 25º aniversário do Centro Social da Ribeira do Fárrio. O Presidente da Câmara propôs dois votos de pesar pelo falecimento de António Carvalho Tomás (reputado fotógrafo oureense) e pelo óbito do Presidente da Junta de Freguesia de Pelmá, Vidal Gomes Duarte.

O Executivo Municipal apresentou também uma declaração sobre as intervenções recentemente realizadas no Mercado Municipal Manuel Prazeres Durão, outra sobre a atribuição de material educativo aos estabelecimentos de ensino do concelho e ainda uma declaração relativa à apresentação do livro “As Costas de um Anjo”, da autoria de Joana Calado.


VOTO DE RECONHECIMENTO – ESCOLA DE HOTELARIA DE FÁTIMA/INSIGNARE

A Escola de Hotelaria de Fátima recebeu, nos dias 4 e 5 de dezembro, a final Nacional do Concurso Jovem Talento da Gastronomia 2018.

Durante o evento destaca-se ainda a organização do “Jantar à Luz das Estrelas”, e o Fórum: “Que Futuro para a Gastronomia de Portugal”, assim como o lançamento do prémio Francisco Vieira, em honra do anterior Director-Executivo da INSIGNARE, com um prestígio único no sector e que merece ser perpetuado.

Durante estes dois dias a Escola de Hotelaria de Fátima recebeu profissionais de renome nacionais e internacionais que, com a sua presença, tornaram o evento ainda mais interessante.

Esta foi a 7ª edição do concurso Jovem Talento da Gastronomia que percorre o país à procura do futuro de Portugal. Entre os vencedores destacam-se 3 nomes com o cunho da Escola de Hotelaria de Fátima:

Ricardo Ruivo – Reinterpretação da Caldeirada de Dourada e Carapau Enjoado

Andreia Carreira – Pêra Rocha, Noz, Queijo de Cabra e Moscatel

Filipa Santos – Gelado de Arroz Doce, Crumble, Gelatina de Limão e Creme de Canela

Pelo excelente trabalho desenvolvido pela INSIGNARE, nomeadamente pela Escola de Hotelaria de Fátima, na organização do evento, mas especialmente pela formação de excelência dos nossos jovens e pela inovação e dinamismo constantemente demonstrados, proponho um voto de reconhecimento.

 

VOTO DE RECONHECIMENTO – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CONDE DE OURÉM

Em 2012 é criado pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, o prémio Cooperação Social e Solidariedade, que pretende distinguir pessoas singulares e coletivas que se tenham destacado no âmbito da economia social.

O Agrupamento de Escolas Conde de Ourém foi agraciado como vencedor da edição de 2018, na categoria de Trabalhos Escolares.

A candidatura foi efetuada no âmbito do projeto AGIR que tem por objetivos “Incentivar experiências de voluntariado e solidariedade envolvendo os diversos agentes educativos, numa dinâmica organizada e orientada para a melhoria do nosso meio social” e é desenvolvido num espaço com alunos voluntários – Espaço AGIR – onde se organizam e desenvolvem atividades inerentes às seguintes áreas de intervenção: Pobreza/Fome; desemprego/Sustentabilidade; Educação/Literacia; Saúde; População sénior; Conviver com a Diferença; Sustentabilidade Ambiental e Parceria Global para o Desenvolvimento Humano.

Enaltece-se o trabalho desenvolvido pelo Agrupamento na área Social e felicitam-se todos os envolvidos, direta ou indiretamente, no projeto.


VOTO DE RECONHECIMENTO– CENTRO SOCIAL DA RIBEIRA DO FÁRRIO

Ao comemorar 25 anos de intensa e profícua atividade a Câmara Municipal de Ourém expressa ao Centro Social da Ribeira do Fárrio o seu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, nomeadamente em função da qualidade das respostas sociais que disponibiliza.

De realçar será também a importância dos postos de trabalho criados pela Instituição e nesse contexto, a ambicionada Unidade de Cuidados Continuados será mais um importante fator de empregabilidade para a localidade e para o concelho de Ourém, que se espera seja concretizada no curto ou médio prazo.


VOTO DE PESAR – ANTÓNIO MANUEL CARVALHO TOMÁS

A Câmara Municipal de Ourém na sua reunião de 17 de dezembro, deliberou aprovar, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do munícipe António Manuel Carvalho Tomás, reputado fotógrafo do nosso concelho e que marcou gerações com o seu cunho profissional expresso numa arte ao alcance de alguns, quando encarada e vivida como tal.

É com a memória bem presente do “António Fotógrafo”, que o executivo municipal dirige à sua família a expressão do mais sentido pesar, destacando também o momento em que este grande profissional emprestou a sua arte ao Município de Ourém, através da realização de ato público consubstanciado numa exposição de fotografia.


VOTO DE PESAR – VIDAL GOMES DUARTE

É com um sentimento de profunda consternação que o Executivo ao qual tenho a honra de presidir apresenta, um voto de pesar pelo falecimento de Vidal Gomes Duarte, presidente da Junta de Freguesia da Pelmá desde outubro de 2017, freguesia do concelho vizinho de Alvaiázere.

Homem de trabalho e de grande carácter, como, aliás, é descrito por todos na sua freguesia, e autarca de conduta irrepreensível, Vidal Duarte faleceu no passado dia 11 de dezembro, com apenas 42 anos.

À família enlutada, o Município de Ourém apresenta sentidas condolências.

 

DECLARAÇÃO – MERCADO MUNICIPAL MANUEL PRAZERES DURÃO

O Mercado Municipal Manuel Prazeres Durão necessitava, desde há vários anos a esta parte, de uma intervenção que pudesse resolver alguns problemas que começavam a incomodar os utentes, chegando mesmo a comprometer o trabalho dos feirantes.

A pensar no bem estar de quem utiliza aquele espaço para ali fazer as suas compras, de quem faz daquele espaço o seu local de trabalho e também para proteger uma obra que em muito veio dignificar a sede do concelho, o Município de Ourém desenvolveu um procedimento, entretanto já concluído, que incluiu diversas intervenções, de entre as quais se destacam:

– reparação da máquina de gelo, que se encontrava avariada há muito tempo;

– adaptação dos degraus de acesso às bancas do peixe, onde aconteceram inúmeras quedas;

– reformulação do sistema de ventilação de forma a impedir que os cheiros provenientes da zona de vendas e animais passassem para o espaço de venda de frutas e legumes, situação reclamada inúmeras vezes pelos utentes do Mercado.

Diversas outras correções foram realizadas, de forma a dotar o Mercado Municipal das melhores condições possíveis.


DECLARAÇÃO – MATERIAL INFORMÁTICO E DESPORTIVO PARA AS ESCOLAS DO CONCELHO

Algumas das escolas do concelho têm um grande défice de equipamentos, nomeadamente informático e desportivo. Assim, no dia 12 de dezembro desloquei-me a algumas, para de forma simbólica, assinalar a entrega de alguns destes equipamentos.

Serão distribuídos, face às necessidades de cada escola, computadores, impressoras, colchões desportivos, bolas, entre outro material didático. Enquadrado nesta estratégia está previsto, no início do segundo período escolar, a entrega de quadros interativos, tablets e material de Ciências, no âmbito do PEDIME.

Com esta distribuição de material, pretende-se que todas as escolas do concelho tenham equipamento informático, atualizado, assim como o material desportivo e didático necessário para que sejam cumpridos os diversos objetivos e metas explanados nos projetos educativos das escolas do Concelho.

Este investimento irá dotar as escolas de menor dimensão, com equipamentos existentes somente nos Centros Escolares, procurando dar a mesma oportunidade a todas as crianças, independentemente do estabelecimento de ensino que frequentem.


DECLARAÇÃO – APRESENTAÇÃO DO LIVRO “AS COSTAS DE UM ANJO”

Decorreu no passado dia 7 de dezembro pelas 21 horas a sessão de lançamento do livro “As Costas de um Anjo”, da oureense Joana Calado.

A sessão teve lugar no auditório do edifício-sede do Município de Ourém e contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque. João Heitor foi o orador convidado, a quem coube a apresentação do livro.

O Executivo parabeniza publicamente a autora, expressando sentido de gratidão pela participação na vida cultural do concelho de Ourém através da iniciativa de tornar público este trabalho literário, publicado em livro.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados