EN FR PT ES

Votos de Congratulação e de Pesar – Reunião de Câmara de 21 de janeiro

22 Janeiro, 2019

A Câmara Municipal de Ourém aprovou na reunião de 21 de janeiro a atribuição de dois votos de congratulação e um de pesar. Os votos de congratulação dirigem-se aos empresários oureenses que graças à sua capacidade empreendedora colocaram o Município de Ourém em lugar de destaque na criação de empresas em 2018, no distrito de Santarém, e também ao oureense José Manuel Dias Poças das Neves que conquistou o Prémio Villa Portela 2018. O Presidente da Câmara Municipal apresentou ainda um voto de pesar pelo recente falecimento do munícipe Jeremias Reis Gaspar.

Os votos em causa foram aprovados por unanimidade e são aqui disponibilizados na íntegra.

 

VOTO DE CONGRATULAÇÃO – EMPRESÁRIOS OUREENSES

É com agrado que registamos a análise efetuada pela NERSANT ao número de empresas criadas ao longo dos últimos anos no Distrito de Santarém.

Em 2018 foram criadas no distrito 1.155 empresas, 167 das quais com sede no Concelho de Ourém, registo só ultrapassado por Santarém com 207 empresas. Analisando ao pormenor o resultado apresentado pela Nersant, verifica-se que 2018 foi mesmo um ano excecional para o Município de Ourém, pois o total de empresas criadas corresponde a mais de 25% das empresas criadas nos últimos 5 anos no nosso Concelho (total de 656).

Estes números são sem dúvida fruto do dinamismo, da capacidade e iniciativa dos nossos empresários, da conjuntura e ambiente económico, mas também são a prova de que Ourém tem potencial, e por isso o nosso esforço em prol das empresas nunca será demais e deverá ainda ser reforçado no futuro.

O Município congratula-se com os números apresentados, pois demonstram a confiança dos nossos empresários no futuro do nosso Município, e dão-nos ainda maior conforto pela aposta que tem sido feita por este executivo no apoio ao tecido empresarial existente e que no futuro iremos reforçar.

Sabemos que temos um longo caminho a percorrer, mas sabemos aquilo que deverá ser feito para potenciar o crescimento económico do Concelho.

 

VOTO DE RECONHECIMENTO – JOSÉ MANUEL DIAS POÇAS DAS NEVES

José Manuel Dias Poças das Neves venceu o Prémio Villa Portela – 2018. O investigador concorreu sob o pseudónimo de Armando Silva com um trabalho de cerca de 500 páginas intitulado “Arthur de Oliveira Santos. O percurso de vida de um idealista republicano (1884-1955)”.

O Prémio Villa Portela, com periodicidade bienal, realizou a primeira edição durante o ano de 2011. Esta quarta edição foi promovida pela Câmara Municipal de Leiria, em associação com o CEPAE – Centro do Património da Estremadura. Com a finalidade de desenvolver o gosto pela investigação no âmbito da História e do Património da Região de Leiria, à qual se junta o concelho de Ourém, que são da mais elevada importância para a cultura nacional, Ricardo Charters d’ Azevedo e a Associação para o Desenvolvimento de Leiria (ADLEI) instituíram o Prémio “Villa Portela”, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, o Instituto Politécnico de Leiria e a editora Gradiva.

Segundo o regulamento, Art.º 11.º | Composição do Júri: “O júri do Prémio Villa Portela é composto por três elementos, a saber: a) Um representante do Município de Leiria, que preside; b) Um representante do Instituto Politécnico de Leiria; c) Um investigador de renome a designar pela Câmara Municipal de Leiria”.

O Município de Ourém congratula-se pelo trabalho de investigação pautado por rigor e profundidade sobre um vulto da história contemporânea local e nacional, e felicita o autor, Dr. José Manuel Dias Poças das Neves, pelo reconhecimento atribuído a este estudo, o qual contribui para a valorização e projeção de Ourém nas suas dimensões histórica e científica.

 

VOTO DE PESAR – JEREMIAS REIS GASPAR

É com um sentimento de profunda consternação que o Executivo ao qual tenho a honra de presidir apresenta, um voto de pesar pelo falecimento de Jeremias Reis Gaspar, nascido a 01-04-1948, em Caneiro, da Freguesia de Nossa Senhora dos Misericórdias, deste Concelho.

Homem sempre ligado à vida associativa do Concelho, foi fundador do Chorus Auris e Orquestra Típica, nos quais também era executante.

Fez também parte dos órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém.

Também na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, integrou por diversas vezes a Comissão e era membro do Coro litúrgico.

Faleceu ontem, aos 69 anos, vítima de doença, no Hospital de Leiria.

A vida associativa do nosso Concelho, ficou mais pobre…

À família enlutada, o Município de Ourém apresenta sentidas condolências.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados