EN FR PT ES

Voto de Reconhecimento – Padre Rodrigo Carvalho

2 Outubro, 2019

Face ao proposto pelo Vice-Presidente Natálio Reis, o Município de Ourém aprovou por unanimidade, na Reunião da Câmara de 30 de setembro, um Voto de Reconhecimento ao Padre Rodrigo Carvalho, a propósito da celebração do 50.º aniversário das suas bodas sacerdotais

Rodrigo Carvalho, conhecido por todos como o Padre Rodrigo, nasceu em Unhais da Serra, no concelho da Covilhã e, após o 4.º ano de escolaridade, entrou no seminário dos Missionários do Verbo Divino, em Tortosendo. Um ano depois, juntamente com outros alunos, foi destacado para Fátima, fazendo a sua formação nos Dominicanos. Seguiu então para Lisboa, mas, na sequência de uma inundação no espaço onde estava, teve de ir para Pamplona, em Espanha, enquanto outros seguiram os estudos na Alemanha.

Em Espanha, finalizou os estudos e voltou para Fátima, onde foi ordenado sacerdote. Depois disso, voltou a Tortosendo por um breve período, tendo regressado definitivamente à Cova da Iria. Em colaboração estreita com a Paróquia de Fátima, há longa data que o Pe. Rodrigo exerce funções de Capelão nas comunidades de S. Pedro, Maxieira, e de Santa Bárbara, Boleiros. Todo o seu trabalho é desenvolvido com total empenho e dedicação e o reconhecimento por essa entrega é notório em cada gesto.

Atualmente, exerce na Congregação dos Missionários do Verbo Divino e, simultaneamente, é representante da Entidade Titular na Direção do Centro de Estudos de Fátima – CEF, onde também desempenhou funções docentes. Ensinou muito mais do que uma simples disciplina. Transmitiu valores importantíssimos e foi graças a essas vivências que muitos jovens se tornaram cidadãos mais conscientes e responsáveis. O Pe. Rodrigo ajudou a erigir esta excecional escola, a qual é referência não só a nível regional como nacional. Como pedagogo e dirigente, foi um grande exemplo para todos, contribuindo de forma incontornável para a formação de novas gerações. Importa também referir que o seu trabalho ao nível do ensino não se ficou por aqui, pois o seu papel enquanto fundador da Insignare é digno de registo, contribuindo em muito para a afirmação da Instituição.

Padre Rodrigo é, pois, um verdadeiro homem da Igreja, igreja que ser quer próxima do homem, fraterna e solidária. Cinquenta anos de dedicação também à sua Casa Mãe, O Seminário dos Missionários do Verbo Divino, pela qual muito tem lutado, quer na parte espiritual quer na parte material, e da qual Fátima muito tem recebido.

Neste sentido, a propósito dos seus 50 anos de Sacerdócio, e como forma de agradecimento por todos estes anos dedicados à comunidade de Fátima, onde o sucesso do seu trabalho é reconhecido nas mais diversas vertentes, demonstrando gratidão pelo ser humano que sempre se revelou, gostaríamos de propor a todos vós um Voto de Reconhecimento a uma personalidade importante e única da nossa vida local.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados